O resultado final, depois das duas partes, vai ficar assim:
Mãos-à-Obra! Inicie o Corel Draw e abra um arquivo novo (Arquivo>Novo). Usaremos linhas-guias como princípio básico do desenho. Clique na régua horizontal do corel e arraste uma linha guia. Conforme figs 1 e 2
Arraste também linhas da régua vertical, teremos um total de 06 linhas-guia, 3 verticais e 3 horizontais, conforme fig 3.
Agora faremos os traços primitivos do olho. Clique na ferramenta "Mão Livre" fig 4
Em seguida clique na area do cruzamento das linhas-guia 1 e 5 e depois no cruzamento das linhas 2 e 4.
Veremos que criamos uma reta com um “nó” em cada extremidade.
Obs1: Para um objeto ser preenchido (com cores ou texturas) ele não deve ter nenhum “nó” aberto, por isso devemos tomar o cuidado de clicar exatamente no nó para continuar desenhando o objeto.
Lembre-se de manter os pontos fechados, começando sempre uma nova reta a partir do ponto exato em que você terminou a última. Continue desenhando o objeto clicando no último nó e em seguida um pouco abaixo do cruzamento 3 e 5. Faça conforme o exemplo abaixo (Fig 6) e continue fazendo as retas até fechar o objeto.
Agora usaremos a ferramenta "Forma" para transformar as retas em curvas. Selecione o objeto com a ferramenta de seleção . Com a ferramenta “Forma” clique com o botão direito do mouse sobre uma das retas e, no menu que aparece, clique em “Em Curva”. Fig 9
Note que apareceram 2 quadradinhos sobre a reta (caso não tenha aparecido, clique em algum dos dois nós da reta que você transformou em curva), esses quadrados serão os guias da curva.Clique e arraste um quadrado para a posição que você achar melhor, ou ainda, clique direto na reta e arraste-a transformando-a numa curva. Repita esse procedimento em todas as retas formando o desenho abaixo. Fig 10
Obs1: Sempre que desejar selecionar um objeto você deverá usar a “Ferramenta Seleção” - Primeira ferramenta da caixa de ferramentas. Por isso se você estiver usando outra ferramenta (Ex: Mão Livre) e mencionarmos “selecionar o objeto” clique antes na “ferramenta seleção”.
Para seu desenho ficar mais simétrico (Sem quinas) selecione o objeto (com Ferramenta Seleção) e com a ferramenta Forma, clique com o botão direito no nó que deseja suavizar e clique em “Suave”; Fig 11
Agora clique na ferramenta "Elipse" e com o "Ctrl" pressionado (Isso fará com que seu círculo seja perfeito) clique e arraste o mouse formando um circulo. Posicione-o conforme a fig 13.
Obs: Para redimensionar os objetos você deve clicar uma vez no objeto (selecioná-lo) e clicar e arrastar um dos 8 quadradinhos que aparecem ao seu redor. Lembre-se de que ao usar um dos 4 quadradinhos da diagonal (superior direito, superior esquerdo, inferior direito e inferior esquerdo) você estará mantendo a proporção do objeto, ao usar os demais você estará distorcendo o objeto.
Obs: Um recurso muito útil do Corel é a opção de duplicar objetos com o botão direito do mouse. Para isto basta clicar e arrastar o objeto a ser duplicado e, antes de soltar o botão esquerdo, clicar uma vez no botão direito do mouse, você verá que no cursor aparecerá um sinal de “+” indicando que seu objeto será duplicado, solte o botão esquerdo onde desejar que o novo objeto seja colocado. Outra opção é simplesmente Selecionar o objeto e, no teclado, teclar +, você duplicará o objeto exatamente em cima do original.
Duplicaremos o circulo que acabamos de criar mantendo seu centro original. Para isso selecione o círculo e, no teclado, tecle "+". Conforme vimos na "Obs" acima, você duplicou o objeto exatamente em cima do original. Agora redimencione-o mantendo pressionado o SHIFT. Isso fará com que o objeto mantenha o centro. Fig 14 Como vemos, o círculo maior está passando do objeto do contorno do olho. Usaremos então o recurso "Interseção" para adquirir um objeto que não ultrapasse o contorno do olho. Para isso, clique no círculo maior e com SHIFT pressionado (Permite que selecione mais objetos sem perder a seleção atual), clique no contorno do olho. Você terá os 2 objetos selecionados. Clique em Organizar>Formato>Interseção. fig 15
Teremos um novo objeto conforme fig 16 Delete o circulo que está ultrapassando o contorno do olho. Para isso selecione-o e, no teclado, tecle delete.
Desenharemos agora um objeto que representará a dobra do olho. Repita os mesmos passos que usamos para criação do contorno do olho (Com a ferramenta "Mão Livre" faça o desenho em retas e depois com a ferramenta Forma transforme as retas em curvas) e crie um objeto conforme fig 17
Agora faremos a sombrancelha. Também usando os passos do contorno do olho, faremos um objeto com retas um pouco acima do olho conforme fig 18.
Tá começando a ter desenho de um olho hein? Agora use a ferramenta "Forma" para transformar as retas em Curvas. Teremos a fig 19.
Ok. Esse é nosso desenho básico, a partir dele usaremos efeitos para torná-lo mais realista. Então não precisaremos mais das linhas-guia. Selecione uma e no teclado, tecle delete. Repita o passo para apagar as demais.
Engrosse o fio de contorno dos objetos: Círculo Maior, Círculo Menor e Contorno do Olho. Para isso selecione os 3 objetos (Pressionando o shift, clique em um depois no outro, depois no outro) e tecle F12. Fig 20
Pela proporção do meu desenho usei 1,0 milímetros, dependendo do tamanho que você fez seu desenho utilize um valor que tenha um resultado próximo a fig 21.
Obs: Não se esqueça de marcar a opção "Escala com Imagem" isso fará com que seu objeto mantenha o fio proporcional caso você venha a redimensioná-lo.
Do centro do olho para a extremidade desenhe um objeto conforme a fig 22. Na dúvida siga os passos do desenho do contorno do olho. (Faça o desenho em retas e em seguida transforme-as em curvas).
Se o objeto estiver selecionado e você clicar mais uma vez sobre ele, você verá que no centro do objeto aparecerá um círculo com uma bolinha preta no centro. Fig 23.
Esse circulo indica o referencial do objeto quando ele for girado. Por isso clique nesse círculo e arraste-o para o centro do olho. Fig 24.
Agora vamos duplicar esse objeto várias vezes em torno do centro do olho. Para isso clique e arraste (segurando o Ctrl) uma das 2 "setas de duas pontas" da diagonal do objeto, quando ele estiver na posição correta, sem soltar o botão esquerdo, dê um clique no botão direito do mouse (conforme vimos no início, isso duplicará seu objeto). Fig 25.
Agora tecle "Ctrl + R" (Este comando repete sua última ação, ele funciona prá qualquer ação, se sua última ação foi deletar um objeto o Ctrl + R deletará outro objeto selecionado). Você verá que o corel criou outro objeto logo após o que você duplicou. Tecle várias vezes Ctrl + R até os objetos fecharem o ciclo. Teremos a fig 26.
Selecione os objetos, para evitar o trabalho de clicar um por um, com a ferramenta de seleção, clique e arraste selecionando todos os objetos ao mesmo tempo. Conforme acima (fig 26). Só que selecionamos também os círculos, para retirá-los da sua seleção basta segurar o shift e clicar sobre eles.
Combine (transforma 2 ou mais objetos em um) esses objetos. Para isso, com eles selecionados clique em Organizar>Combinar (Ctrl + L) conforme fig 27.
Teremos agora que retirar a parte que está sobrando do círculo. Repita o passo usado no círculo maior (Interseção).
Mude a cor do contorno do objeto para verde, só para não confundir. Para isso selecione o objeto e, na paleta de cores, clique com o botão direito sobre o verde. Teremos a fig 28.
Selecione o círculo maior e clique na cor Ciano. Ainda com o objeto selecionado clique em Organizar>Ordenar>Para Trás (Shift + Page Down) Fig 29.
Esse comando envia o objeto (no caso, o círculo maior) para trás de todos os objetos.
Clique no objeto de dentro do olho (com contorno verde) e tecle F11 (Preenchimento Gradiente). Na janela que aparece, no item “Tipo” colocaremos: Radial. Marque “Personalizada” no item “Mistura de cores”.
Repare que há 2 quadradinhos em cima do gradiente, um branco e um preto. Clique no preto e escolha a cor Azul-celeste na paleta de cores que aparece ao lado. Fig 30.
Clique novamente no quadradinho e note que aparece um pontilhado em volta dos 2 quadradinhos. Em um ponto qualquer dentro deste pontilhado dê um duplo-clique e crie um (ou mais) pontos no gradiente. Se você quiser apagar algum ponto é só selecionar o ponto e teclar delete. No ponto que você criou utilize a cor branca. Ajuste sua posição para 70% e Clique em OK. Fig 31.
Tire o contorno verde do objeto. Para isso, ainda com o objeto de contorno verde selecionado, clique no "X" na paleta de cores. Fig 32.
Teremos a fig 33.
Agora duplique o circulo menor e redimencione-o até ele ficar bem menor que o original. Coloque a cor branca no menor e preto no original. Fig 34.
Selecione os dois objetos e clique em Organizar>Ordenar>Para Frente (Atalho:Shift + Page Up).
Agora faremos um contorno maior somente na parte de cima do olho. Clique no contorno do olho e, no teclado, tecle 2 vezes no "+". Isso fará com que você duplique o objeto 2 vezes. Agora arraste um desses objetos um pouco mais prá baixo. Fig 35.
Usaremos esse objeto selecionado para "Aparar" o outro objeto que duplicamos. Para isso (com o shift), selecione também o outro objeto duplicado e clique em Organizar>Formato>Aparagem conforme fig 36.
Obs: Nesse passo é importante ressaltar que o último objeto selecionado será o aparado.
Delete o objeto usado para fazer a aparagem. (o objeto que está mais embaixo). No objeto criado coloque a cor preta. Teremos a fig 37.
Faremos agora um objeto para simular o reflexo da luz no olho. Faça um objeto conforme a fig 38.
Tire o contorno do objeto e coloque a cor branca. Usaremos então a ferramenta "Transparência Interativa" fig 39.
Coloque cor (de preferência Preto) na Sombrancelha e na "dobra" do olho Fig 51.
Está pronta a primeira parte do nosso olho. Ufa!