Para proteger dados, software envia dados criptografados sobre laptop, permitindo sua localização em caso de roubo.
Pesquisadores da Universidade de Washington e da Universidade de Califórnia criaram um serviço de rastreamento de laptops chamado Adeona, oferecido gratuitamente, revelaram as instituições nesta segunda-feira (14/07).
Após instalado, o software Adeona envia dados criptografados sobre o notebook anonimamente para servidores online. Se o laptop sumir, o usuário baixa outro programa, no qual inclui seu nome de usuário e senha, e visualiza as informações armazenadas em servidores.
Os servidores são, especificamente, o serviço de armazenamento gratuito chamado OpenDHT. A versão para Mac do Adeona é compatível com o software gratuito isightcapture, que fotografa os usuários do computador.
Embora o Adeona não forneça o endereço e telefone de quem roubou o laptop, ele mostra o IP usado pela última vez, além de dados sobre quais caminhos o usuário usou para se conectar à web.
Com estas informações, a justiça pode rastrear o criminoso, expõe o professor da Universidade de Washington, Tadayoshi Kohno.
O software é open source, o que permite a qualquer desenvolvedor melhorá-lo ou mesmo vendê-lo. Os pesquisadores afirmam ter a expectativa de que sejam criados novos recursos, como sistemas de rastreamento por GPS (Global Positioning System) para novas plataformas, como o iPhone.
No início deste ano, o roubo de um laptop vazou dados pessoais de 337 mil eleitores nos Estados Unidos.
0 comentários:
Postar um comentário