sexta-feira, 24 de outubro de 2008

O que é... [aki dicas para todos]

O que é Download ?

Download é o processo de transferir um arquivo que encontra-se na Internet para o seu computador. Muitas pessoas ao invés de falar que fizeram um download preferem dizer que baixaram um arquivo da Internet.

O que é UpLoad ?

Upload é o inverso do Download ou seja é o processo de transferir um arquivo que encontra-se no seu computador para a Internet. Muitas pessoas ao invés de falar que fizeram um upload preferem dizer que subiram um arquivo.

Como funciona o Download ?

Diferente do que muitos podem imaginar um arquivo ou email ele não é trasnferido diretamente do seu computador para o computador de seu amigo ou vice e versa.


Geralmente quando um amigo nos envia um email, uma cópia do email sai do computador de nosso amigo e vai para um computador chamado servidor ou provedor de Internet. Assim que você liga o seu computador e abre o Outlook para ler os seus emails estes arquivos são baixados (retirados) automaticamente do servidor e jogados no seu computador. É como se você (Outlook) fosse até o correio (servidor) e fizesse o download (pegasse) as cartas (emails) que estavam destinadas para você.


Quando seu amigo te envia um email pode-se dizer que ele esta fazendo um UPLoad pois o email esta subindo (indo) para o servidor (provedor). Quando você requisita os arquivos (emails) que estão no provedor pode-se dizer que você está fazendo um download ou seja você está baixando os emails que estão no servidor e os está transferindo para o seu computador.

O que é o Outlook ?

É um programa utilizado para enviar e receber emails. Ele funciona como um carteiro que leva e traz correspondências e arquivos anexos (SEDEX) para você.

O que é um Provedor ?

O provedor é como se fosse o correio, ele armazena todas as cartas e mercadorias e as separa para cada destinatário. Podemos citar como exemplos de provedor o Terra, o Uol, o IG etc... O papel do provedor vai além do que foi citado aqui, mas por enquanto não se preocupe com isto.

Segredos e dicas do Google, pesquise melhor com isso!

Pesquisar na web pode parecer fácil, mas às vezes não é. Algumas dicas que ajudam... Aliás, que ajudam "no buscador dos buscadores", o Google.

Estas dicas aqui servem também para diversos outros sistemas de pesquisa:

• Digite palavras chave, e não uma pergunta. O mecanismo de busca se baseia em palavras que contenham nas páginas. Digite palavras que provavelmente existem no tópico desejado. Por exemplo, em vez de pesquisar por Como instalar o VMware?, pesquise por vmware somente, ou instalação vmware.
• Para encontrar um nome ou termo exato na busca, digite a expressão desejada entre aspas. Por exemplo, pesquisar por "Explorando e Aprendendo" trará resultados que tenham estas palavras nesta ordem, exatamente desse jeito (mas não necessariamente distinguindo maiúsculas de minúsculas). Já pesquisar por Explorando e Aprendendo, sem aspas, irá trazer resultados que contenham qualquer uma destas palavras, como por exemplo trechos de frases: "...explorando o túnel, o corpo foi encontrado", ou "Marcelo acabou aprendendo a lição".

• Se quiser palavras que estejam perto de outras, use a junção "near" ("perto", em inglês). Por exemplo, Linux near Windows irá trazer resultados onde a palavra "Linux" esteja próxima da palavra "Windows".

• A conjunção "and" ("e", em inglês) pode ser usada, mas normalmente não é necessária. Serve para quando você quer resultados que contenham as duas palavras ou expressões. Por exemplo, monitor and mouse trará resultados que tenham estas duas palavras. Note que você deve digitar sem aspas (exceto as expressões exatas que porventura queira), senão o buscador interpretaria o "and" como uma palavra da frase exata a ser pesquisada, e não como um termo modificador de pesquisa.

• Assim como "and", você pode usar "or" ("ou", em inglês). Isso traz resultados que contenham uma ou a outra palavra, ou ambas, é claro.

• É possível procurar por palavras mas sem outra perto, para filtrar ainda mais sua pesquisa. Uma vez pesquisei por "hospedagem gratuita", e um dos resultados era sobre um hotel não sei onde, que estava fazendo uma promoção de férias, dando hospedagem gratuita por tantos dias! Hehehe. Para evitar resultados como este, poderia ser usado o modificador "not" ("não", "negação" em inglês): "hospedagem gratuita" not hotel (se bem que isso poderia excluir dos resultados um provedor chamado "Hotel da web", entre outros). Um outro exemplo, seria: amor not ódio, que retornariam resultados que contivessem a palavra "amor", mas não "ódio". Mais um exemplo: "dicas de Windows" not "Windows Vista", para pesquisar dicas de Windows exceto do Vista.
Dica: no Google, em vez de usar o operador "not", você pode usar o sinal de menos, imediatamente antes da palavra a ser excluída, sem espaço. Por exemplo, carro -fusca.
É claro que estas opções ajudam, mas não são humanas, como se o motor de pesquisa fosse uma pessoa que pudesse entender o que você realmente quer. Você deve pesquisar e analisar os resultados desejados, para ver se é realmente aquilo que você quer. Mesmo usando bons buscadores e técnicas como essas, muita gente não encontra o que procura, especialmente quando é algo difícil, como um software descontinuado ou um driver de dispositivo antigo, por exemplo. Sem falar que a Internet também está poluída de informações incorretas, ou feitas por leigos que acham que sabem tudo, o que atrapalha - e muito! - a busca de temas para pesquisas escolares... Cabe a você analisar o que pode ou não lhe ser útil nos resultados das buscas.

Especiais do Google
Usando uma palavra especial seguida de dois pontos e um valor, você pode filtrar os resultados da pesquisa. Por exemplo, digitando:
Dicas de Linux site:guiadohardware.net

Você orienta o buscador a exibir apenas resultados desse site. Você pode usar o site que quiser, desde que ele já esteja catalogado no Google.
Veja outros (além do site):
• filetype:PDF
Procura apenas em arquivos de extensão .pdf. Você pode usar PDF, DOC, TXT, entre outras; o Google indexa vários tipos de arquivos, até mesmo planilhas do Excel (XLS).

• inurl:palavra
Procura "palavra" apenas nas URLs (endereços) das páginas.

• intext:palavra
Procura "palavra" apenas nos textos das páginas (conteúdo). Evite usá-lo, pois teria praticamente o mesmo resultado de usar sem ele.

• define:palavra
Define a palavra (algumas só em inglês), como um dicionário faria! Tire dúvidas na hora, sem levantar da cadeira para pegar o dicionário na estante.

• keyword:coisa
Procura por "coisa" apenas nas palavras chave das páginas. As palavras chave são definidas pelo autor da página nas meta tags, e normalmente contém descrições do que a página tem (como música, culinária, notícias, etc; não procure por frases com isso).

• cache:www.site.com.etc
Vê o site www.site.com.etc em cache, como ele estava na última vez que foi indexado pelo Google. Isso pode ser útil se o site original tiver saído do ar, por exemplo. Resultado parecido você obtém clicando no link [Em Cache], na página dos resultados das pesquisas.

• intitle:coisa
Procura por "coisa" apenas no título das páginas. Cuidado, ao mesmo tempo que isso pode lhe remeter a muitas paginas com o que você quer, pode também lhe afastar de muitas outras, que tenham o conteúdo mas que no título fique apenas o nome do site ou alguma informação menos significativa.
Não é costume dar espaço depois dos dois pontos do nome do filtro. Se quiser, você também pode combinar dois ou mais desses filtros :)

Calculadora on line
E quem disse que o Google é só um site de busca? Quanto é 5 + 5? Jogue no campo de busca do Google, e ele lhe trará o resultado. Bobinha essa conta, foi brincadeira. Experimente estas:

3 + 5 / 2 * 4
ou
9 ^ 5 (9 elevado a 5)
Veja mais, com estes exemplos extraídos da Wikipedia:
• 5 ^ 3 —> faz 5 elevado a 3 (53)
• sin(45 degrees) —> faz o seno de 45 ¹
• tan(45 degrees) —> faz a tangente de 45 ¹
• cos(45 degrees) —> faz o cosseno de 45 ¹
• sqrt (90) —> faz a raiz quadrada de 90
• ln (13) —> faz o logaritmo base e de 13
• log (1,000) —> faz o logaritmo base 10
• 50! —> faz o fatorial de 50
• 4th root of 64 —> faz o cálculo da quarta raiz de 64 ²

1 - O degrees não é obrigatório. Digite-o somente quando desejar o valor em graus. Sem o degrees, o valor é fornecido em radianos.

2 - Para 1, deve-se usar st em vez de th. O mesmo vale para 2, onde deve-se nd e 3, onde deve-se usar rd. Para 4 e os demais números, deve-se usar th.

Esperto como ele só, você pode mandar expressões numéricas que o Google resolve (estudantes preguiçosos do ensino fundamental, não leiam esse parágrafo ;) Lembre-se da ordem de execução dos cálculos, potências e raízes primeiro, multiplicações e divisões depois, e finalmente as adições e subtrações (não vou explicar porque é assim agora, afinal este site é de info ;). Se você quiser que uma conta seja executada primeiro, não se esqueça de colocá-la entre parênteses. E troque os colchetes e chaves por parênteses, para facilitar para o Google. Mesmo em uma expressão avançada como:

(14 + 554) * ln(13) / tan(90) + 1
O Google se vira e dá o resultado certo :) Se você já estiver navegando na web, pode até sair mais prático do que usar um software de calculadora que venha com seu sistema operacional.

Conversões de unidades de medidas
O Google é o Google, não tem jeito. Basta colocar as expressões em inglês. Valeu mais uma vez à nossa Wikipedia:

• 50 miles in km
Faz 50 milhas em quilômetros
• 10 kg in lb
Faz 10 quilos em libras
• 30 cm in ft
Faz 30 centímetros em pés
• VI in arabic numerals
Transforma VI em número arábico (o que utilizamos hoje em dia)
• 2004 in roman numerals
Transforma 2004 em números romanos
• 9 hours in minutes
Transforma 9 horas em minutos
• 365 days in hours
Transforma 365 dias em horas
Basta usar o bom senso e não mandar ele converter unidades incompatíveis, como hora em centímetros, por exemplo. No lugar dos valores, você ainda pode inserir contas e expressões!

Tendo a sintaxe correta, você também pode usar frases em inglês:
• How many cm are in 40 km?
Quantos centímetros há em 40 km?
• How many miles are in 9041 cm?
Quantas milhas há em 9041 centímetros?
• How many hours are in 8 days?
Quantas horas há em 8 dias?

Busca por sistemas operacionais
Se você está em busca de informações sobre um sistema operacional, mas encontra muita coisa inútil ou misturada que só atrapalha sua classificação dos resultados, pode valer a pena procurar na seção especial do seu sistema, no Google. Tenha em mente que isso pode desviar alguns resultados válidos, que por qualquer motivo possam não ter sido classificados na categoria adequada. Eis os endereços para buscas por sistema:

• Windows: www.google.com/microsoft
• Linux: www.google.com/linux
• Mac: www.google.com/mac
• Palm: www.google.com/palm
• FreeBSD: www.google.com/bsd
• Pesquise imagens misturadas com textos... Basta colocar pictures depois do termo de busca. As imagens encontradas aparecerão sobre os resultados.

• Tradutor on line? Fácil: www.google.com/translate_t (só não sei porque o endereço é esse, poderia ser mais fácil, sem o "_t" no final). Traduz trechos de textos entre diversos idiomas e também páginas da web, basta informar a URL. Como toda tradução via software, ainda mais na web, está muito longe de ser perfeita; os programas para desktop normalmente se dão melhor, mas pode valer a pena se você não tiver outra alternativa por perto.

• Para quem mora nos EUA (ou para quem quer pesquisar coisas nos EUA) existem mais opções, procure pelo nome de uma pessoa, e poderás ter o telefone e endereço dela. Isso desde que ele esteja em uma listagem pública por lá (como uma lista telefônica, por exemplo). O Google também mantém um campo para privacidade, caso a pessoa não queira ser listada, pode solicitar a remoção do nome (para endereços e telefones; não de páginas da web que porventura contenham dados sobre a pessoa, visto que isso foge à responsabilidade do Google).

• Pesquisa em blogs? Pesquise com o Blogger Search: www.blogger.com/search Ele indexa e pesquisa blogs de vários provedores, não apenas do Blogger.com. Nos blogs há muita informação útil e destinadas a nichos, conteúdo que talvez você procure mas não encontre em sites de busca tradicionais.

• Quer saber o que vem por aí no Google? Acesse www.google.com/labs e veja os projetos em desenvolvimento.

• Pesquisa integrada, no seu computador, no seu GMail e na web? Google Desktop! Se você não se importar com a privacidade, é claro: www.google.com/desktop.

• Editor rápido e organizador de imagens? Extraia imagens de câmeras digitais ou web cam facilmente, além de poder publicá-las no seu blog. Baixe o Picasa: http://picasa.google.com.

• Google Analytics
www.google.com/analytics
Serviço de estatísticas para quem tem site ou blog, mto bom, diversos relatórios avançados. Por países, navegadores, páginas de entrada e saída, permanência, referências, termos de pesquisas...

• Google Pages
www.googlepages.com
Hospedagem grátis do Google, ainda não tem muitos recursos.

• Google Apps for Your Domain
www.google.com/a
Fornece hospedagem com domínio personalizado, e-mail personalizado (voce@seusite.com.etc) usando a interface e funcionalidade do GMail, etc. Oferece 2 GB de espaço gratuito para cada conta de e-mail, permite criar várias, e tem versão paga com mais recursos. Ideal para instituições, escolas, empresas...

Google no seu site
Você tem um site ou blog? Gostaria de colocar um campo de busca que pesquisasse apenas no seu site? Com o Google fica fácil, basta seu site já estar catalogado nele. E você pode personalizar o layout, inclusive colocando um logotipo na parte de cima, trocando as cores de fundo e dos links... Ah, e o logo superior ainda é um link para a página inicial do seu site :)
Para fazer isso, entre em www.google.com/services/free.html e preencha o cadastro. É rapidinho e não depende de aprovação. Você pode personalizar o campo de formulário da pesquisa, mas as páginas da busca em si terão o estilo e controle do Google. Pode valer mais a pena do que montar um sistema de busca, use o Google e tenha tudo automaticamente. Basta apenas se conformar e esperar os robôs do Google vasculharem seu site, normalmente leva pouco menos de uma semana para que as informações sejam atualizadas (às vezes um pouquinho mais). Eu já comentei isso aqui, num outro tópico, veja aqui. É bastante personalizável, e a busca fica como se fosse do seu site!
Depois dessas, veja o Google com outros olhos. Isso além dos inúmeros serviços prestados com estabilidade, como o Blogger, YouTube, Orkut (finalmente mandando bem no quesito "estabilidade"), Mapas, Textos e Planilhas, sem falar no GMail e toda a integração que existe entre os serviços, coisas que só o Google mesmo para fazer por você – e de graça! Integração essa que você vê no dia-a-dia. Recebeu um anexo no GMail? Se for compatível, você pode abri-lo direto nos Textos e Planilhas. Contatos com os amigos? Deixe seus vídeos preferidos do YouTube diretamente no seu perfil do orkut... Otkut todo dia? Adicione até 5 feeds RSS dos seus sites/blogs favoritos e acompanhe as novidades direto pelo orkut... Fale com o Google Talk, seja com o programa instalado ou a partir do navegador – logado no GMail. Mantendo as políticas de sempre, páginas leves e sem poluição visual, propagandas direcionadas e bem colocadas, eis aí o Google, sempre Google!


FONTE

DICA IMPORTANTE PARA DIVULGAR SEU E-MAIL:

Dê um espaço entre o nome de usuário e o arroba, não crie um link (a não ser que seja mesmo necessário).

por quê?
por exemplo:
fulano @ provedor . com . br

Existem programas e mecanismos de buscas que localizam em páginas e páginas da web os endereços, algo no formato aaa@bbb.ccc, seguidos, com pelo um símbolo de arroba e pelo menos um ponto. Esses programas geram listas de spams... e endereços divulgados em sites facilmente caem nas mãos dos spammers. Estando assim, esses programas não capturarão, e o pessoal não vai sair de página em página copiando e-mail por e-mail "a mão".
Se preferir e quiser aumentar a segurança, não use o arroba, mas escreva por extenso. Uma pessoa pode ler e só escreverá para o endereço se realmente quiser. Por exemplo:

fulano (arroba) provedor.com.br.
fulano arroba provedor ponto com ponto br

Pode parecer estranho, mas diminui bastante a divulgação não autorizada do seu e-mail por aí. Uma vez no bate papo uma menina passou o email dela pra mim em partes, nome, arroba, depois o final. Eu achei que ela era louca, eu estava iniciando na Internet... Mas hoje entendo bem...

Procure no google ou em buscadores em geral por @, isso, o símbolo do arroba. Virá milhares e milhares de descrições com endereços de e-mails, muito provavelmente válidos e pertencentes a pessoas!
Se você costuma usar bate-papo público, como as salas de chat via web, por exemplo, coloque o e-mail por partes, pois entre o nome de usuário e o restante provavelmente já subiram mensagens das outras pessoas e seu endereço fica "ocultado" para os espiões.

E se você encaminha e-mails... colabore com os seus amigos, coloque apenas um endereço no campo "para", como o seu mesmo, e todos os outros no campo c.c.o. (com cópia oculta). Assim os endereços dos seus amigos não aparecerão nos cabeçalhos das mensagens enviadas a todos, sendo assim não acabariam uma hora ou outra indo parar nas mãos de um spammer por esse meio.

Enfim, cuide-se, SPAM é uma doença séria, os riscos são altos, tal como os vírus, troianos e espiões. A melhor forma de evitar o SPAM é a prevenção. Cuide-se! Mesmo que você utilize filtros e mais filtros, muitas mensagens não pararão de ser enviadas para seu endereço, o que continua lotando sua caixa-postal e suas transferências das mensagens na hora de baixá-las.

Eu particularmente não sou contra o SPAM... sendo uma propaganda honesta, justa e que cumpra o que prometa, nãh há nada de mais. Você certamente não se cadastrou em nenhum lugar mas recebe panfletos de supermercados, sacolões, farmácias, em casa, não? Cartões de desentupidoras, dentistas, planos de saúde... O SPAM honesto é uma propaganda e não há mal nenhum nisso. Há os engraçadinhos que distribuem material com links para vírus ou os mesmos anexos nas mensagens, não, isso não é propaganda, isso sim deve ser punido.

Aliás cuidado ao receber estas mensagens... Emagreça dormindo, Olá uma amiga que você não vê há anos, José te enviou um cartão (mas você não conhece nenhum José!)... NÃO CLIQUE NO LINK INFORMADO, passe o mouse sobre ele, e veja na barra de status do navegador (geralmente na parte inferior da tela)... Se a terminação for algo como .exe, .scr, .com, .bat, .pif, não abra... a menos que você esteja mesmoesperando tal arquivo e saiba do que se trata. O pior ainda é que alguns infelizes catam endereços da sua lista e usam eles como "falsos remetentes"... Por isso é bom quando você mandar programas por e-mail para amigos, informar que é você mesmo (dê seu RG, CPF, data de nascimento e impressão digital escaneada...rsrs naum eh pra tanto!). Pelo menos avise do que se trata para identificar facilmente... E não aceite facilmente entrar em páginas indicadas por desconhecidos via e-mail.

 

Evite invasões no seu micro

antivirus-001 Com a Web repleta de criminosos cada vez mais especializados, é difícil ter um computador 100% seguro. Mas existem algumas dicas básicas que ajudam a evitar ataques. Segundo o especialista em segurança da Future Security, Denny Roger, quatro medidas principais ajudam a manter a segurança da máquina. “Criptografe informações, faça backups, use antivírus e um firewall.” Estes recursos se complementam na proteção do PC tanto na hora de navegar na Web quanto em redes domésticas, segundo o especialista. O firewall é como se fosse o porteiro de um prédio que recebe as pessoas na recepção.

“Ele controla todos dados que entram e saem”, exemplifica Roger. Esses softwares registram, por meio de logs, o tráfego que está chegando da Internet e o que está saindo do PC, facilitando o processo de auditoria em caso de fraudes.

Mas o especialista em segurança alerta que os firewalls (corporativos e pessoais) passam uma falsa sensação de segurança. “Eles não conseguem bloquear todos os ataques de hackers. Por isso é preciso associá-lo aos recursos citados acima”.

>> Clique aqui e conheça alguns exemplos de programas firewall

Outras formas de detectar a invasão

Os criminosos digitais utilizam diversas ferramentas para esconder evidências durante o ataque. “Mas existem alguns softwares comerciais focados em perícia forense que podem ajudar a responder o incidente e identificar o autor dos ataques”. Uma das sugestões de Roger é um programa de detecção de intrusos (IDS). “Um exemplo deste tipo de software é o G-Buster”.

Caso o computador apresente lentidão, pode ser indício de algum software malicioso. “O programa Process Explorer ajudará a identificar o programa malicioso que está deixando a máquina lenta”. Para download, o acesse link Snapfiles. O especialista indica ainda outro programa que ajuda a identificar se o invasor está conectado ao seu computador é o TCP View. Para download acesse o site da Microsoft.

Por fim, é importante monitorar os arquivos do Windows e entender as técnicas de ataque. “Dessa forma, conseguiremos minimizar o risco de ocorrer um ataque bem sucedido ou ocorrer o vazamento de informação de uma determinada organização”, reforça Roger.


FONTE

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Full Speed 2.3 - Acelerador de Conexão

NÃO TESTADO! Esse programa garante aumentar a velocidade de sua conexão com a internet em até 800% dependendo da sua conexão. Com apenas 2,4 MB, vale a pena testar. Ele trabalha fragmentando a informação e baixando-a em diversos pedaços, em modo parecido com o antigo Download Accelerator, mas funcionando também para sites e streamings.

Link para Download:

Via RapidShare


Dicas para MSN / Live Messenger

Aí vão algumas dicas para você descobrir quem te bloqueou ou deletou do MSN.

1 - Checkmessenger

O site diz mostrar os contatos que te bloquearam e te deletaram. No meu teste, só ví os contatos que haviam me deletado, mas algumas pessoas falaram que também viram os que bloquearam.

Observações: É um tanto duvidoso por ter que digitar e-mail e senha, então, mesmo que pareça ser um "site sério", convém trocar a senha, usar o site e depois voltar à senha anterior. Não se esqueça também, que após entrar no site, ele automaticamente muda seu nick para uma propaganda do site, então você terá que manualmente voltar ao apelido antigo.

2- Blockstatus

Neste, você coloca o e-mail da pessoa, e o site busca o status dela. Funciona muito bem, pois se a pessoa está online no site e aparece offline para você, é porque ela te bloqueou.

Observações: Mais confiável por você não ter que dar sua senha, porém, pode ser mais trabalhoso se você deseja testar a sua lista inteira.

3- aMSN ou Pidgin

Ambos são clientes (programas) de troca de mensagens originariamente de Linux, e depois importados para o Windows. Eu uso o Pidgin por ser leve, além de suportar MSN, AIM, ICQ e mais um monte de protocolos. Nele, quando você passa o mouse em cima do contato aparece uma janela com as informações de nome, status, se você bloqueou a pessoa e se a pessoa tem voc~e na lista dela. Não mostra os bloqueados, só mostra se a pessoa tem você na lista dela. O aMSN eu não testei ainda, mas quem utiliza diz que pode-se ver também quem te bloqueou.

Observações: Estes dois são programas que têm de ser baixados e instalados, para se usar como se fosse o próprio cliente de MSN. No caso do Pidgin, apenas as funções mais básicas são disponíveis, como chat e envio de arquivos. Podem ser encontrados no Superdownloads.

Google hacker

Já perdeu dias procurando um crack ou serial para aquele programa que você usa todo dia? Saiu uma nova versão do Office, você atualizou e o crack antigo não funciona mais? Aí você vai no google digita "Office+crack+2007" e é inundado por sites com vírus, pornografia e cracks antigos.
Agora você tem o Craagle, a versão hacker do Google.

Este é um programa que tem como objetivo achar capas de álbuns (CDs), cracks, serials, keygens e todo tipo de pirataria (menos MP3). Ele não hospeda arquivos e não é uma rede peer-to-peer de compartilhamento, ele simplesmente tem uma lista de sites cadastrados, onde ele procura a informação que você desejar. Assim, se você quer o crack do Office 2007, é só digitar Office 2007, analisar os arquivos e baixar oque você preferir.

Geralmente, arquivos TXT são seriais, ou seja, UMA chave original do produto. Cracks são aqueles que mudam o comportamento do programa, sendo desnecessário o registro, ou fazendo o programa funcionar, como se registrado fosse. Os keygens por sua vez, são programas que geram chaves originais para você usar no programa.

Observações: O Windows pode reconhecer o arquivo como vírus por ele não ter a assinatura da Microsoft (óbvio). E lembre-se que o programa Craagle está livre de vírus, mas não há como assegurar o mesmo sobre os arquivos baixados, já que são disponibilizados pelos sites.

FONTE

sábado, 18 de outubro de 2008

Rapid Download - Download em Servidores RapidShare sem LIMITES!



Você sempre quis fazer download multiplos ao mesmo tempo e sem limite de espera de tempo ?
chegou o rapid download em sua versão full e crackeada!
mais uma novidade Muitomaisfacil xD
baixem e façam download a vontade.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

GParted...

... é um programa para manipulação de partições de discos rígidos.

Com esta ferramenta o usuário pode fazer as seguintes tarefas com as patições:

  • Formar;
  • Editar;
  • Deletar;
  • Copiar;
  • Entre outras.

O programa tem um interface amigável, possibilitando aos usuários menos esperientes manipular partições facilmente

Informações adicionais:

  • Esta versão não depende de sistemas operacionais, pois, depois que o usuário queimou a imagem ISO em um CD, basta configurar o PC para iniciar do drive de CD.

Roda em Linha de comando do Linux, Ambiente gráfico Gnome, Ambiente gráfico KDE, Ambiente gráfico X11

Disponível também para outros sistemas operacionais

Ainda não há comentários sobre o GParted. Seja o primeiro a fazer um comentário sobre o GParted

Licença/compra do GParted

Este software é um GPL (formato código-aberto geralmente gratis) que, por definição, não perderá suas funcionalidades.

Donwloand


FOnte

terça-feira, 14 de outubro de 2008

MSN bloqueado na empresa? Tente isso!

Tente um desses para acessar o seu messenger preferido on line…

Communication Tube - ICQ, MSN e GTALK
emessenger – MSN, YAHOO! e AOL
ILoveIM – MSN, YAHOO! e AOL
IMUnitive – MSN, AIM e YAHOO!
Instan-t Express – MSN, AOL, ICQ e YAHOO!
jwchat - Uma vez registrado o usuário pode conversar na sua rede favorita
Kool IM
. - GTALK, MSN, YAHOO!, AIM, ICQ e JABBER

Meebo – MSN, GTALK, JABBER, ICQ e YAHOO!
Messengerfx
- MSN

radiusim – MSN, YAHOO!, AIM + Google Maps
Wablet – MSN, ICQ, AIM e YAHOO! (este está em Alfa teste tem que mandar um

e-mail para conseguir o log in)



fonte

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Atalhos pelo comando executar

Podemos poupar algum tempo, na abertura de certas funcionalidades do XP, utilizando o comando executar:

  • Control = abre o painel de control
  • Control folders = abre as opções das pastas
  • Control userpasswords2 = abre as opções das contas dos utilizadores
  • Control desktop = abre as propriedades do monitor
  • Control printers = abre as propriedades das impressoras
  • Control mouse = abre as propriedades do rato
  • Control Keyboard = abre as propriedades do teclado
  • Control netconnections = abre as propriedades das ligações de rede
  • Control color = abre as propriedades da aparência do monitor
  • Control date/time = abre as propriedades da data ou das horas
  • Control schedtasks = abre a pasta das tarefas agendadas
  • Control admintools = abre a pasta das ferramentas administrativas
  • Control telephony = abre as propriedades do modem/telefone
  • Control fonts = abre a pasta das fontes do Office
  • Control international = abre as propriedades das definições regionais

Como trocar o seu Ip fixo sem usar programa


Como trocar o seu IP Fixo sem usar nehum programa!!!,testado no Virtua e no Vivax!

Perfeito para burlar Rapidshare ou o Megaupload


CLike em Iniciar > Executar > Digite CMD:

> Passo 1



Digite “ipconfig /release” - Sem aspas:

> Passo 2




Vá em “Painel de Controle” e clike em “Conexões de rede”.
clike com o botão direito na conexão padrão>Propriedades:

> Passo 3


Selecione “Protocolo TCP/IP” e clique em propriedades e preencha os campos igual a foto e clique em OK:

> Passo 4


Vai aparecer uma msg, falando pra prencher o campo “Máscara de sub-rede”. Dê Ok e vai adicionar um numero na caixa
de “mascara de sub-rede”, Dê ok! :


Volte na sua conexão local, clique com o botao direito em “Reparar” :

> Passo 5

Volte nas propriedades do “Protocolo TCP/IP” e selecione “Obter um endereço de IP automaticamente” e em baixo,
“Obter o endereço dos servidores DNS automaticamente”. :


Abra novamente o prompt de comando (Iniciar>Executar>cmd) e digite “ipconfig /renew” - sem aspas:

> Passo 6

Caso queira conferir digite digite “ipconfig” no prompt, sem aspas, para conferir seu novo ip ou vá em Meu Ip.com.br.


FONTE

Antipolicy- Desbloq PCs Faculdade/Trabalho

anti.jpgVocê está numa escola, no serviço, numa lan house, biblioteca… E precisa entrar num site “proibido”. Seja ver seu e-mail pessoal, bater papo , fica complicado quando passa alguém atrás, não? Imagine que você pudesse abrir qualquer site, ver como quiser, e esconder da tela quando alguém se aproximasse. A pessoa olha sua área de trabalho e não vê nada demais. Aí quando ela se afastar, você continua com os sites proibidos, sem tê-los fechados, exatamente de onde você estava. Imaginou? Isso é possível. E ainda permite remover diversos bloqueios do Windows, reparar o IE.Windows bloqueado? Não pode acessar o painel de controle, as propriedades da área de trabalho, nem limpar o histórico? O Mep AntiPolicy pode remover a maioria dos bloqueios aplicados no Windows, tanto por programas de bloqueio como pelas diretivas de grupo do Windows 2000/XP. Este recurso só não é totalmente perfeito porque algumas coisas no Windows só podem ser alteradas se o usuário tiver direitos administrativos, sem isso nada feito, e nenhum programa conseguiria quebrar essas limitações facilmente.

Tamanho: 300KB

Download:
Download Antipolicy


FONTe

TrueDownloader - Gerenciador de downloads leve e grátis

O True Downloader é um gerenciador de downloads open source (gratuito e de código aberto). Ele é leve e rápido, permite baixar arquivos da Internet de forma mais tranqüila e melhor do que com navegadores tradicionais.

Ele tem integração com navegadores (como Mozilla Firefox e Internet Explorer). Como é totalmente gratuito, você não precisa correr atrás de cracks ou seriais, nem gastar dinheiro para ter um software gerenciador de downloads.

É bastante prático e direto. É um programa que permite pausar e recontinuar downloads interrompidos (caso o servidor do site/download permita isso).

Página do programa, para mais informações e download:

http://francis.dupont.free.fr/truedownloader/

Nota: no Windows Vista, ele exibia um erro e não era aberto corretamente. Para funcionar no Vista, foi necessário rodá-lo como administrador (clicando com o botão direito no atalho e escolhendo a opção “Executar como Administrador”). Isso é necessário se o UAC do Vista estiver ativo.

Geralmente os gerenciadores de download aproveitam melhor a sua conexão. A minha aqui é de 4 Mbps (da Telefonica), mas raramente baixo coisas a 470 KB/s pelo navegador. Velocidade essa facilmente atingida pelo gerenciador de downloads (claro que depende da sua conexão e de fatores alheios ao software em uso):

(clique na imagem para ampliar)


FONTE

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Receba Open Solaris grátis pelo correio

É uma distribuição UNIX criada pela Sun Microsystems, a mesma empresa responsável por projetos famosos como o Netbeans, MySQL, Virtualbox e outros.

Open Solaris
O ambiente padrão do Open Solaris é o GNOME e a distribuição é LIVE-CD, ou seja, você pode usá-la sem necessariamente instalar.

Acredito que vale a pena ter essa distribuição, pelo menos para teste. O bom é que você pode pedir gratuitamente pelo correio, como o Ubuntu e receber o CD-ROM em casa.

O tempo para receber o CD-ROM pode variar entre duas e cinco semanas.

Para preencher os dados e fazer o pedido, acesse: Free OpenSolaris 2008.05 CD at Sun Microsystems

Quebrar senha do Windows NT/2K/XP com disco de boot Linux

Baixe o arquivo no link indicado, através dele gere um disco de inicialização em Linux, este possui todas as explicações necessárias para alterar senha de qualquer usuário local e também é possível editar o registro.

Isso pode salvar o emprego de muitos!!!!!!

http://home.eunet.no/~pnordahl/ntpasswd/ (2.2MB)

Vá até a sessão de downloads e procure pelo arquivo cdxxxx.zip (imagem bootável de CD). Na época dessa dica o arquivo era cd040116.iso.

Descompactando o arquivo e gravando o CD:

$ unzip cd040116.zip
# cdrecord -v -pad dev=0,0,0 speed=8 -eject -data cd040116.iso


NOTA: Os parâmetros do comando "cdrecord" podem variar de acordo com a sua instalação, descobrir isso é por sua conta.

Instalando Linux em USB Drive [pendrive]


Este artigo (em inglês) escrito por AltHack, mostra passo-a-passo como instalar a mini-distro Damn Small Linux em um Pendrive. O artigo mostra os procedimentos utilizando o Windows para formatar, gravar e configurar o pendrive.

Link: Clique aqui para acessar o documento

Dica de Linux para iniciantes - Como proceder quando um programa trava? [PEDIDO]

Foi rodar um programa e a tela travou? Não se desespere!

Os softwares no Linux rodam como processos únicos no sistema, e geralmente quando um programa "trava" não quer dizer necessariamente que travou o sistema. Na maioria das vezes você pode "matar" o processo e continuar a usar o sistema normalmente.

Se você estiver no modo gráfico e um programa "der pau", ou seja, ficar congelado na tela e conseqüentemente ocupando processamento e até mesmo atrapalhando o uso de outros programas, e você não consegue fechar o programa clicando no X da janela dele, proceda da seguinte forma (é necessário saber o nome do executável que está travado):

  • Entre no modo texto apertando Ctrl+Alt+F1
  • Dê login como super usuário (root)
  • Liste o código (id) do processo travado digitando pidof nome_do_programa (ex: #pidof dosboxfe)
  • Caso não saiba o nome do processo utilize o comando ps -A para listar todos os processos ativos e seus respectivos ids, localize o processo atualmente travado e siga adiante
  • Agora basta matar o processo usando o comando kill -9 id_do_processo (ex: #kill -9 5478)
  • Digite exit para sair do modo super usuário
  • Volte para o modo gráfico apertando Ctrl+Alt+F7 e confira se o programa fechou e se o sistema agora está rodando normalmente
Na maior parte das vezes o sistema volta ao normal após um processo travado ter sido morto. Mas pode acontecer de aquele processo estar usando propriedades especiais do vídeo através do servidor X (modo gráfico), e quando ele é morto o vídeo pode ficar bagunçado. Se isto acontecer feche a sessão gráfica atual (Ctrl+Alt+Backspace) e dê o login novamente que tudo volta ao normal.

Caso o modo gráfico tenha ficado "bagunçado" e você não consegue fechar a sessão, proceda assim:
  • Volte para o modo texto (Ctrl+Alt+F1) e dê login como super usuário
  • Digite reboot e aguarde o sistema enviar os sinais de término para todos os processos abertos e reiniciar
IMPORTANTE #1: EVITE ao máximo resetar ou desligar o PC diretamente pela CPU (botões Desligar e Reset) enquanto o Linux estiver em execução, pois isto pode danificar o sistema de arquivos. Sempre execute estas duas operações através do próprio sistema. No modo gráfico basta usar os menus correspondentes; no modo texto o comando reboot reinicia o PC, enquanto que halt desliga a máquina. Isto é muito importante porque o Linux trata o sistema de arquivos com muita paranóia (excencial) em cima da segurança e da integridade dos arquivos. Quando é desligado ou reiniciado de forma abrubta (queda de energia ou através dos botões da CPU) o Linux deixa de executar os procedimentos de segurança e checagem do sistema, o que pode causar transtornos. Se isto acontecer, na primeira vez que iniciar o PC, escolha o modo de segurança (se tiver) ou deixe-o iniciar normalmente sem cancelar quaisquer procedimentos de testes e recuperação que forem executados ou pedidos para ser executados. Quando aparecer a tela de login não entre no sistema, peça para ele ser reiniciado para garantir quaisquer modificações de recuperação que foram feitas.

IMPORTANTE #2: USE o comando KILL com cuidado e com certeza de estar indicando o processo correto. Se você matar um processo excencial do sistema este pode ficar instável.

IMPORTANTE #3: LEMBRE-SE: o Linux não é o Windows. Para o Linux o sistema de arquivos é a coisa mais importante do mundo, por isso deixe e garanta que ele tenha o máximo de paranóia com isso.

Se algum usuário avançado de Linux quiser completar as dicas dadas aqui sinta-se à vontade, mas procure colocar de uma forma que seja facilmente assimilada por usuários iniciantes, como eu.

terça-feira, 7 de outubro de 2008

Uma seleção de 25 truques para aproveitar bem os recursos do sistema operacional Windows Vista


Nas lojas desde o final de janeiro, o Vista segue atiçando a curiosidade — e a desconfiança — dos usuários de PCs. Os cautelosos, escaldados com os bugs de estréia das versões anteriores do Windows, esperam para ver se o sistema vale a pena. Se você está nesse grupo que espera para ver antes de pagar, aproveite para conhecer aqui alguns dos recursos mais bacanas do Vista e modos de extrair o melhor deles. Uma das boas surpresas, por exemplo, é o Criador de DVD, recurso para a gravação de discos muito superior ao do XP. O programinha permite escolher temas para o menu do DVD, ajustar os títulos e outros textos, além de visualizar o resultado antes de gravar o disco. Bem projetado, gera até amostras em miniatura dos vídeos escolhidos para o menu. E tem mais.

1) BREADCRUMBS

Um recurso simples, mas que dá uma boa mão na hora de navegar pelas pastas do disco rígido, são os breadcrumbs. Trata-se de uma lista das pastas que contém a pasta atual, o diretório completo. O XP já mostrava essas informações, mas o Vista deixa, no Windows Explorer, cada pasta como um link.

2) PESQUISA GRAVADA

Dá para gravar no Vista uma pesquisa feita anteriormente. Cada um dos itens gravados aparece na pasta Pesquisa, que fica na área pessoal do usuário. Daí, basta clicar duas vezes para obter resultados atualizados.

3) ÍNDICE FLEXÍVEL

Não é preciso indexar todos os discos rígidos do PC no Vista. O sistema é até restritivo, limitando a indexação a pouco mais do que as pastas pessoais. Para aumentar ou reduzir o número de pastas indexadas, acesse o Painel de Controle e clique em Sistema e Manutenção. Na seção Opções de Indexação, clique em Alterar o Modo como o Windows Pesquisa. Na janela seguinte, clique em Modificar e, depois, em Mostrar Todos os Locais. Escolha as pastas a indexar.

4) TRANSPARÊNCIAS

O visual do tema Aero, nativo do Windows Vista, pode ser personalizado, mudando-se as cores e a intensidade da transparência das janelas. A calibragem começa com um clique do botão direito na área de trabalho, outro em Propriedades e, depois, mais um clique em Cor e Aparência da Janela. Dá para desabilitar a transparência (o que dá um ganho de velocidade em computadores com placas de vídeo fracas) ou até aumentá-la, diminuindo a intensidade da cor própria da janela.

5) SONO RÁPIDO

Donos de notebooks encontram no Vista um recurso ultraveloz para deixar o portátil em modo de hibernação. Esse modo, aliás, é usado por padrão quando se pressiona o botão de desligar no menu Iniciar. Em um teste com um notebook Acer Aspire 5672Wlmi, o Windows Vista passou ao modo de hibernação em quatro segundos.

6) AJUSTE DE DPI

Nas versões anteriores do Windows, as fontes do sistema operacional tinham somente resoluções fixas em dpi (pontos por polegada, em inglês), o que, em alguns monitores, obrigava o usuário a escolher entre letras minúsculas ou gigantes na tela. No Vista, dá para fazer um ajuste fino, resultando em textos legíveis mesmo em resoluções de vídeo mais altas. Para fazer o ajuste, clique com o botão direito no desktop, selecione Propriedades e, na janela que aparece, clique em Ajustar Tamanho da Fonte. Depois, pressione Personalizar DPI. É possível aumentar a resolução em valores percentuais relativos ao ajuste-padrão do Vista (96 dpi).

7) VERSÕES VELHAS

Além de proteger o sistema operacional, criando pontos de restauração automaticamente, o Windows Vista adicionou um recurso para manter as cópias antigas de arquivos. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre ele, selecionar Propriedades e passar à aba Versões Anteriores. Ponto fraco: só ficam armazenadas as cópias feitas entre os pontos de restauração (que, normalmente, são criados uma vez por dia).

8) PROJEÇÕES A JATO

Conectar o computador a um projetor ligado à rede ficou mais fácil com o Vista. Basta acessar o menu Acessórios e escolher a opção Conectar a um Projetor de Rede. Em alguns casos, o Windows já detecta o projetor pela rede local. Se não funcionar, é só fornecer a URL (ou o caminho da rede) para o sistema.

9) MAIS GADGETS

A barra lateral do Vista vem com vários miniaplicativos, que podem ser levados para a área de trabalho. Além dos 11 de fábrica, no site da Microsoft (http://gallery.microsoft.com/vista/SideBar.aspx?mkt=pt-br) há outras opções, como um gerenciador de anotações, um visualizador de e-mails do GMail e um joguinho de Sudoku.

10) COMPROMISSOS

Na mesma linha do iCal, que acompanha o Mac OS X, da Apple, uma agenda integra o pacote de aplicativos do Vista. Embora simples, ela conta com opções de publicação na internet e compartilhamento dos compromissos. Funciona para baixar dados de agendas online, como a do Google.

11) DADOS DO NOTE

Quer ter informações do sistema e das conexões de seu notebook? Acesse o Windows Mobility Center, no menu Acessórios. Ele mostra os dados de bateria, volume do som, conexão à rede sem fio e a um projetor. Da janela do Mobility Center dá para mexer em todos esses itens.

12) CAPTURA DE TELA

Feita de encomenda para criadores de tutoriais e manuais de uso, a ferramenta de captura de telas Snipping Tool pode salvar pedaços de janelas ou a área de trabalho inteira. Um jeito bom de usá-la é criar um atalho de teclado. Simples: clique com o botão direito do mouse no ícone do programa no menu Iniciar e selecione Propriedades. Na aba Atalho, clique no campo Tecla de Atalho e pressione a combinação desejada para acionar o Snipping Tool.

13) FILHOS NA LINHA

O Windows Vista caprichou nos recursos para controle do uso dos computadores. É possível bloquear a utilização de programas específicos ou, numa atitude drástica, barrar tudo, exceto um ou outro software. Também dá para limitar o uso do computador por um usuário a determinados horários e dias da semana. Em sites, o controle é semelhante, com a opção de barrar downloads de arquivos. Mas o recurso não é 100% garantido. Os pais precisam ficar atentos para evitar que suas senhas sejam descobertas ou que sejam instalados programas que ignorem suas restrições.

14) E-MAIL COM BUSCA

O leitor de e-mails do Vista é o Outlook Express de roupa nova e o nome, Windows Mail. Há poucas mudanças efetivas, mas a simples integração com a busca instantânea e o gerenciador de contatos do sistema operacional já valem a pena.

15) ALTA DEFINIÇÃO

O Movie Maker, um dos aplicativos bacanas do XP, melhorou no Vista, com uma nova interface e suporte à criação de vídeos de alta definição. Isso só vale a pena, claro, para quem possui vídeos com essa resolução ou vai montar um show de slides com imagens de muitos megapixels.

16) BUSCA INSTANTÂNEA

Busca rápida embutida no sistema operacional não é novidade (o Mac OS X faz isso), mas evita ter de instalar um programa como o Google Desktop Search ou o Copernic Desktop Search. Várias das janelas permitem a busca rápida.

17) XADREZ 3D

No rol de novidades no Vista, a Microsoft não esqueceu de incluir alguns joguinhos. O mais interessante entre os recém-chegados é o Chess Titans, um xadrez com efeitos 3D. Se a intenção for dar risadas e passar o tempo sem pensar muito, há o Purble Place, em que o jogador deve produzir bolos rapidamente, de acordo com a foto que aparece na tela.

18) BENCHMARK

Quer comparar a velocidade de seu computador com a de outros? O Windows Vista faz um benchmark da máquina, que dá uma nota final para o seu PC. Vale lembrar que a nota não é uma média, mas a menor das avaliações de quesitos, como o microprocessador, a memória RAM e a placa de vídeo. A razão do critério conservador é que essa nota pode ser usada como indicador dos requisitos mínimos de um aplicativo ou jogo. O benchmark é feito durante a instalação do Vista. Para acessá-lo ou repetir o teste, clique com o botão direito do mouse em Computador (no menu Iniciar) e escolha Propriedades.

19) MICRO COM TV

Usuários das versões Home Premium e Ultimate do Vista contam com o Windows Media Center para ouvir músicas, ver vídeos e fotos. O programa é bem interessante para quem vai ligar o PC à TV, o que já é uma tendência, dado o aumento nas vendas de televisores de LCD e plasma. Só não se esqueça de instalar um pacote de codecs, como o K-Lite Codec Pack (www.info.abril.com.br/download/4165.shtml) para tornar o Windows Media Center compatível com vídeos em DivX e XviD.

20) REUNIÃO EM REDE

O XP já trazia o recurso de Assistência Remota, que foi mantido no Vista. Mas o novo sistema aumentou a funcionalidade de compartilhamento de desktop com o recurso Espaço de Reunião. Basta iniciar uma reunião e convidar pessoas da rede (que também devem ter o Vista). Elas poderão interagir com programas de seu desktop, além de compartilhar arquivos. O Vista Home Basic não pode criar reuniões, mas participa delas.

21) TAGS E CATEGORIAS

Depois do sucesso de alguns serviços online, como o GMail e o Del.icio.us, as tags (etiquetas) ficaram populares. No Vista, é possível adicionar tags e categorias aos arquivos multimídia, o que facilita a organização do HD e as buscas nele. Só faltou um recurso de colorir as pastas, como o do Mac OS X.

22) BACKUP DECENTE

Finalmente a Microsoft incluiu um utilitário razoável de backup no Windows. O software do Vista não chega a rivalizar com os bons programas do gênero, mas resolve bem a vida de quem só precisa garantir algumas pastas ou mesmo o HD inteiro. Quem busca algo mais elaborado terá de investir em um programa como o SecondCopy (www.info.abril.com.br/download/4387.shtml) ou o Genie Backup Manager (www.info.abril.com.br/download/3264.shtml).

23) ORDEM NAS FOTOS

A Galeria de Fotos é um aplicativo do Vista bom para organizar imagens. O destaque do programa está na categorização das fotos, que podem receber estrelas e ser automaticamente organizadas por data. É claro que, como qualquer outro arquivo multimídia, elas podem ser etiquetadas.

24) CARA E CRACHÁ

A agenda de endereços que vinha no Windows XP era muito rudimentar e foi substituída, no Vista, pelo programa Contatos. Agora, é possível adicionar fotos aos nomes dos amigos, criar grupos de contatos com facilidade e enviar e-mails para eles mais rapidamente.

25) MAIS ECONOMIA

Poupadores de energia, em geral, e usuários de notebooks, em particular, contam com a configuração simplificada do gerenciamento de consumo do sistema operacional. Além de alguns ajustes prontos, há facilidades para montar um novo perfil de gasto de energia a partir de um existente.

sábado, 4 de outubro de 2008

CRIANDO UM LIVE CD DO WINDOWS XP COM O BART PE!

O que é o BART PE?

O BartPE (Preinstalled Enviroment ? Ambiente pré-instalado), é uma imagem bootável do Windows XP ou do Windows 2003 Server, que pode ser executada diretamente de um CD ou DVD, e é excelente para tarefas de manutenção ou recuperação.

Com ele, você terá um completo ambiente Win32, com interface gráfica (800 x 600), suporte de rede e de sistemas de arquivos FAT/NTFS/CDFS.

Com tempo, irá substituir facilmente o bom e velho disco de boot para tarefas como particionamento e outras que veremos.

Inicialmente vamos fazer o download do builder (construtor) que irá fazer o trabalho de preparar a imagem. Para isso, visitemos o site http://www.nu2.nu/pebuilder/download/, baixemos a versão mais recente e instalemos o programa.

Ao iniciá-lo, ele irá fazer uma busca pelos arquivos de instalação do Windows XP, se quiser pode parar essa busca e executá-la mais tarde. É importante que você tenha em mãos o cd de instalação do WindowsXP com o service pack2, ou o service pack separado! Não adianta apontar a busca para o diretório do windows já instalado em sua maquina, pois o PEbuilder precisa dos arquivos DE INSTALAÇÃO e não os que já estão instalados.



Como podemos ver logo na parte de cima temos o local para indicar onde estão os arquivos de instalação.

Mais abaixo, vamos marcar a opção ?Criar imagem ISO?, dando o nome que você quiser. Depois, com a imagem ISO pronta, usaremos nosso programa preferido pra queimá-la em um CD.

E mais abaixo, a parte de Plugins. Essa é que me chamou a atenção, vamos destacá-la.

PLUGINS do BartPE

Como vemos abaixo, estamos MUITO bem servidos de plugins para o BartPE.



No endereço http://www.nu2.nu/pebuilder/plugins/ temos a descrição e o link para o download de todos os plugins disponíveis!

Em caso de dúvida, basta clicar sobre o link desejado que aparecerá uma breve descrição do plugin, e ensinando como adicionar na imagem que será criada. São processos simples, que no geral se limitam a baixar o arquivo desejado e colocar na pasta indicada pelo BartPE.

Sinta-se a vontade para baixar todos os que desejar, mas ressalto que um deles eu achei MUITO interessante, que é o Deeper Burner Free, que nada mais é que um software para gravar CD/DVD de dados. Em caso de emergência, basta bootar o sistema com o CD/DVD do BartPE, gravar seus dados para uma outra mídia e assim você estará seguro para formatar a máquina sem perder seus dados mais importantes!

Não se preocupem com o tamanho final, a imagem que fiz aqui em casa, com quase todos os plugins e drivers que coloquei ficou com aproximadamente 200MB, o que nos dá uma margem grande para personalizar mais e mais!

Outro detalhe importante a ser observado, é que a imagem do BartPE é baseada nos drivers que já vem no Windows XP, e com isso, pode acontecer de não possuir algum driver que você precise, como o de vídeo, placas de rede ou algum hardware específico que você possua.

Mas isso é super simples de resolver, basta seguir o tutorial de adicionar drivers, apesar de estar em inglês, são dicas bem fáceis de serem seguidas!

Após tudo preparado, basta clicar no botão ?GERAR? e esperar que a imagem ISO que você personalizou seja criada e depois queimar com o programa de sua preferência. (como o NERO, por exemplo).

No fim das contas, basta ir na BIOS de sua máquina, configurar o BOOT pelo CD/DVD e esperar.

O sistema é todo carregado do CD/DVD que você criou diretamente para a memória do sistema. Quanto mais memória você tiver, melhor.

Fica um pouco lento, mas na hora do aperto, é uma excelente ferramenta!

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Dicas e truques facilitam uso do Word

Tem espaço demais:
Para tirar espaços em branco em texto colados do e-mail, use o recurso AutoFormatação:
No menu Formatar, clique em AutoFormatar e dê OK.

Eliminar formatos: Você recebe um documento e ele está cheio CTRL + T e, em seguida, CTRL + SHIFT + B. No Word XP, vá à caixa de estilos da barra de ferramentas Padrão e clique na alternativa “Limpar Formatação”.

Copiar sem formatação: Muitas vezes, quando copiamos e colamos um texto, principalmente da Internet, ele vem acompanhado de caracteres estranhos ou formatação esquisita. Como fazer para ter só o texto? Selecione o texto a ser copiado e pressione CTRL + C
para copiá-lo. Abra o Word e posicione o cursor no ponto onde será colado o texto copiado. Clique no menu Editar e depois em Colar especial. No campo “Como”, selecione a opção “Texto não formatado” e depois clique em OK.

Com a cara do original: Você perde o seu precioso tempo formatando seu documento, escolhendo layout e fontes especiais, daí o envia para o seu chefe pensando que vai
impressioná-lo. Só que quando ele abre o documento, nada daquele visual caprichado aparece. O que fazer? Salvar o documento de modo a incorporar todas as características originais desejadas. No menu “Arquivo”, clique em “Salvar Como” e, na caixa de diálogo, no botão-menu Ferramentas, clique em Opções Gerais (Opções de Salvar, no Word XP). Nas opções que aparecem, marque a caixa “Incorporar Fontes TrueType”.

Ganhe tempo na edição: Para selecionar uma frase inteira, aperte a tecla CTRL enquanto clica com o mouse em qualquer ponto da frase. Para selecionar uma palavra, dê um duplo clique de mouse sobre ela. Para passar rapidamente de um documento para outro, pressione CTRL + F6. Para selecionar um parágrafo inteiro, dê um clique triplo em qualquer ponto do parágrafo.

Tranferir objetos: Esta dica do “Guia Info Word” é bastante útil para quem trabalha com
edição de textos. “O Word 2000 oferece um recurso para mover de uma só vez múltiplos itens espalhados num documento. Admita que você tem um texto de cinco parágrafos. Ao revisar o que escreveu, você decide que os parágrafos 1 e 3, nessa ordem, devem ser transferidos para o final do texto. Selecione o parágrafo 1 e pressione CRTL + F3. Esse recurso vale para texto e também para
outros objetos no documento, como imagens e desenhos”.

MAIÚSCULAS e minúsculas: Para transformar as letras de uma palavra em maísculas ou minúsculas, selecione a palavra ou frase desejada e tecle Shift + F3 para alternar entre tudo
maiúsculo, tudo minúsculo e só iniciais maiúsculas.

Salvar tudo: Você tem vários documentos abertos e quer salvar e fechar tudo de uma vez? Então, pressione a tecla SHIFT enquanto clica no menu Arquivo e depois em “Salvar tudo”. Para fechar tudo, repita a operação e escolha “Fechar tudo”.

Reduzir para caber: Quandoredigimos uma carta, um relatório ou outro documento é comum acontecer de algumas poucas linhas correrem para a segunda página. Além do desperdício de
papel, não é muito elegante um documento com uma página praticamente em branco. Em vez de perder tempo testando outras fontes ou tamanhos, deixe que o próprio Word resolva o problema. Basta acionar a opção Arquivo/Visualizar Impressão e clicar no botão “Reduzir para Caber”

Copiar num piscar de olhos: Para copiar um texto inteiro dentro de outro não é preciso
abrir o documento desejado, selecioná-lo e depois copiá-lo para o outro documento. Você pode fazer isso, claro, se tiver tempo. Mas um modo de fazer isso rapidamente é usando o recurso “Inserir arquivo”. Posicione o cursor no ponto do texto onde você deseja inserir o arquivo. No menu Inserir, escolha Arquivo e localize e selecione o documento desejado. Clique em OK.

Arquivo corrompido: Embora seja incomum, pode acontecer de o modelo Normal.dot, em que estão gravadas as configurações-padrão do Word, ser corrompido. Caso isso aconteça, é bem simples consertar o problema. Localize o arquivo (use o Iniciar-Localizar do Windows) e o renomeie para Normal.old. Agora, ao abrir o Word novamente, ele irá criar um novo Normal.dot. Claro que todas as suas configurações (fonte, parágrafo, idioma etc) serão perdidas.

Veja a seguir algumas dicas para minimizar a ação da Auto-correção:

Comandos extras: As versões mais novas do Word marcam em vermelho as palavras que o programa considera erros de ortografia (caso seu Word não faça isso, acione a entrada
“Opções” do menu “Ferramentas”, vá para a aba “Ortografia e gramática” e marque a caixa “Verificar ortografia ao digitar”). Caso os sublinhados incomodem, é possível eliminá-los imediatamente. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra sublinhada para abrir um menu de contexto. No topo aparecem as “sugestões de ortografia”, palavras com grafia correta que o Word
oferece. O segundo grupo deve ser usado quando não se deseja alterar a grafia da palavra sublinhada: “Ignorar tudo” faz com que todas as demais vezes que aquela palavra aparecer no texto sejam ignoradas. A opção “Adicionar ao dicionário” inclui a palavra em seu dicionário pessoal.

Linhas de alerta: As linhas vermelhas onduladas que sublinham os erros em um texto tornam mais difícil esquecer de corrigi-los antes de terminar o trabalho. Porém, se você
apenas usar o botão direito do mouse para as correções, em vez de utilizar a caixa de diálogo do corretor ortográfico, não poderá adicionar palavras às definições de AutoCorrect (Autocorreção). Ao clicar com o botão direito, vá mais abaixo no menu até Autocorreção, escolha aí a ortografia correta e o Word irá adicioná-la à lista automática. Se não deseja guardar uma correção, seja uma já incorporada seja uma já adicionada, clique na opção Opções de Autocorreção, nesse mesmo menu: clique na correção para a desfazer só por esta vez, ou desative-a para que não apareça no futuro.

Pequenos delizes: Às vezes pode acontecer de cometermos erros de ortografia justamente onde eles mais saltam aos olhos: nos títulos e subtítulos de documentos. A razão mais comum para isso é fácil de corrigir: caso você tenha o hábito de grafar títulos em caixa alta e quando encontra neles um erro de ortografia que escapou da verificação ortográfica, acione a opção “Opções” do menu “Ferramentas”, vá até a aba “Ortografia e gramática” e
verifique se a caixa “Ignorar palavras em MAIÚSCULAS” está marcada. Se estiver, desmarque-a e seus títulos serão incluídos na verificação.

Se o seu documento estiver no estilo “blocado” (as linhas são todas do mesmo tamanho), pode ser que deseje hifenizar o texto automaticamente. Para isso:

No menu Ferramentas, aponte para Idioma e clique em Hifenização.

  • Marque a caixa de seleção Hifenizar o documento automaticamente.
  • Na caixa Distância tolerada da margem, insira o espaço entre o fim da última palavra em uma linha e a margem direita. Para reduzir o número de hifens, aumente a distância tolerada da margem. Para reduzir a irregularidade da margem direita, diminua a distância tolerada da margem.
  • Na caixa Limite de hifens consecutivos, insira o número de linhas consecutivas que podem ser hifenizadas.
  • Para impedir que o Word hifenize automaticamente parte do documento, selecione o texto e clique em
    Parágrafo no menu Formatar. Clique na guia Quebras de linha e de página e marque a caixa de seleção Não hifenizar.
  • A função “AutoCompletar” do Word permite que você insira itens inteiros (como datas e entradas de AutoTexto) quando digita alguns caracteres de identificação. Para obter uma lista completa das alterações de AutoFormatação, AutoCorreção e AutoCompletar que o Word efetua, clique em Inserir/AutoTexto/AutoTexto. Você pode facilmente ativar ou desativar esses recursos automáticos. Para ativar ou desativar o AutoCompletar, no menu Inserir, aponte para AutoTexto. Em seguida, clique em AutoTexto. Depois marque ou desmarque a caixa de seleção “Sugerir dica de AutoCompletar para AutoTexto e datas”.

    É possível usar a função AutoTexto para automatizar o trabalho de digitar expressões ou siglas que você usa com regularidade em seus trabalhos. Veja como fazer isso:
    Digite a expressão que deseja. Ex.: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES

  • Formate a expressão como você quer que ela apareça no texto
  • Selecione a expressão digitada
  • Tecle Alt+F3 para abrir a caixa de diálogo Criar AutoTexto
  • No campo “Atribua um nome à sua entrada de AutoTexto” digite a sigla pela qual o AutoTexto será
    chamado -exemplo: BNDES. Use no mínimo 4 dígitos para o nome
  • Dê OK.
    Para alterar uma entrada de AutoTexto crie a nova entrada com o mesmo nome da antiga e o Word perguntará se você quer substituir a antiga pela nova.
  • Se você inclui ma palavra errada no dicionário do Word, clique em Ferramentas-Opções e depois na aba Ortografia e Gramática. Clique no botão dicionário, selecione o dicionário (o
    padrão é dicionario.dic) e clique em Editar. Agora, localize o termo errado.

    Veja
    abaixo alguns atalhos de teclado que facilitam em muito o uso do Word:

    Trabalhar com documentos:

    Aperte
    as teclas

    Para

    F1

    Abrir
    a Ajuda do Word. Este recurso só funciona com o Assistente do Office
    desativado

    CTRL
    + O

    Criar
    um novo documento do mesmo tipo do atual ou mais recente

    CTRL
    + A

    Abrir
    um documento

    CTRL
    + W

    Fechar
    um documento

    ALT
    + CTRL + S

    Dividir
    a janela do documento

    ALT
    + SHIFT + C

    Remover
    a divisão da janela do documento

    CTRL
    + B

    Salvar
    um documento

    CTRL
    + L

    Localizar
    texto, formatação e itens especiais

    ALT
    + CTRL + Y

    Repetir
    o comando Localizar (após fechar a janela Find and Replace)

    CTRL
    + U

    Substituir
    texto, formatação específica e itens específicos

    CTRL
    + Y

    Ir
    para uma página, um indicador, uma nota de rodapé, uma tabela, um
    comentário, um elemento gráfico ou para um outro local

    ALT
    + CTRL + Z

    Voltar
    para uma página, um indicador, uma nota de rodapé, uma tabela, um
    comentário, um elemento gráfico ou para um outro local

    ALT
    + CTRL + HOME/b>

    Navegar
    por um documento

    Ações e modo de exibição:

    Aperte
    as teclas

    Para

    ESC

    Cancelar
    a ação

    CTRL
    + Z

    Desfazer
    a ação

    CTRL
    + Y

    Refazer
    ou repetir a ação

    ALT
    + CTRL + P

    Alternar
    para o modo de exibição de layout de impressão.

    ALT
    + CTRL + O

    Alternar
    para o modo de exibição de estrutura de tópicos

    ALT
    + CTRL + N

    Alternar
    para o modo normal

    CTRL
    +

    Mover-se
    entre um documento mestre e seus subdocumento