quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Dica de Linux para iniciantes - Como proceder quando um programa trava? [PEDIDO]

Foi rodar um programa e a tela travou? Não se desespere!

Os softwares no Linux rodam como processos únicos no sistema, e geralmente quando um programa "trava" não quer dizer necessariamente que travou o sistema. Na maioria das vezes você pode "matar" o processo e continuar a usar o sistema normalmente.

Se você estiver no modo gráfico e um programa "der pau", ou seja, ficar congelado na tela e conseqüentemente ocupando processamento e até mesmo atrapalhando o uso de outros programas, e você não consegue fechar o programa clicando no X da janela dele, proceda da seguinte forma (é necessário saber o nome do executável que está travado):

  • Entre no modo texto apertando Ctrl+Alt+F1
  • Dê login como super usuário (root)
  • Liste o código (id) do processo travado digitando pidof nome_do_programa (ex: #pidof dosboxfe)
  • Caso não saiba o nome do processo utilize o comando ps -A para listar todos os processos ativos e seus respectivos ids, localize o processo atualmente travado e siga adiante
  • Agora basta matar o processo usando o comando kill -9 id_do_processo (ex: #kill -9 5478)
  • Digite exit para sair do modo super usuário
  • Volte para o modo gráfico apertando Ctrl+Alt+F7 e confira se o programa fechou e se o sistema agora está rodando normalmente
Na maior parte das vezes o sistema volta ao normal após um processo travado ter sido morto. Mas pode acontecer de aquele processo estar usando propriedades especiais do vídeo através do servidor X (modo gráfico), e quando ele é morto o vídeo pode ficar bagunçado. Se isto acontecer feche a sessão gráfica atual (Ctrl+Alt+Backspace) e dê o login novamente que tudo volta ao normal.

Caso o modo gráfico tenha ficado "bagunçado" e você não consegue fechar a sessão, proceda assim:
  • Volte para o modo texto (Ctrl+Alt+F1) e dê login como super usuário
  • Digite reboot e aguarde o sistema enviar os sinais de término para todos os processos abertos e reiniciar
IMPORTANTE #1: EVITE ao máximo resetar ou desligar o PC diretamente pela CPU (botões Desligar e Reset) enquanto o Linux estiver em execução, pois isto pode danificar o sistema de arquivos. Sempre execute estas duas operações através do próprio sistema. No modo gráfico basta usar os menus correspondentes; no modo texto o comando reboot reinicia o PC, enquanto que halt desliga a máquina. Isto é muito importante porque o Linux trata o sistema de arquivos com muita paranóia (excencial) em cima da segurança e da integridade dos arquivos. Quando é desligado ou reiniciado de forma abrubta (queda de energia ou através dos botões da CPU) o Linux deixa de executar os procedimentos de segurança e checagem do sistema, o que pode causar transtornos. Se isto acontecer, na primeira vez que iniciar o PC, escolha o modo de segurança (se tiver) ou deixe-o iniciar normalmente sem cancelar quaisquer procedimentos de testes e recuperação que forem executados ou pedidos para ser executados. Quando aparecer a tela de login não entre no sistema, peça para ele ser reiniciado para garantir quaisquer modificações de recuperação que foram feitas.

IMPORTANTE #2: USE o comando KILL com cuidado e com certeza de estar indicando o processo correto. Se você matar um processo excencial do sistema este pode ficar instável.

IMPORTANTE #3: LEMBRE-SE: o Linux não é o Windows. Para o Linux o sistema de arquivos é a coisa mais importante do mundo, por isso deixe e garanta que ele tenha o máximo de paranóia com isso.

Se algum usuário avançado de Linux quiser completar as dicas dadas aqui sinta-se à vontade, mas procure colocar de uma forma que seja facilmente assimilada por usuários iniciantes, como eu.

1 comentários:

|u1zr5jr disse...

iniciante?!
fala serio! :p
vlw!!