quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Animação no Fireworks

Fala aí pessoal? Beleza? A partir dessa semana estaremos aprendendo um pouco mais sobre a animação produzida no Fireworks. Essa coluna irá introduzir o que são frames e as técnicas de uma animação em GIF. Então vamos lá.

Os frames (quadros) são os palcos. Cada etapa de uma animação é tida como frame. Vamos explicar isto melhor. Se você cria a movimentação do pé de um boneco, você irá ter que aplicar as configurações para cada frame. Por exemplo. Abaixo segue um boneco que fiz com as ferramentas Line Tool e Ellipse Tool. Vamos selecionar ele e depois copiar com Ctrl+C.

Agora, iremos conhecer o nosso painel de Frames. Com o comando de atalho do teclado Shift+F2, iremos abrí-lo.

O campo "Frame 1" indica o frame atual. Para se criar um novo utilizamos o segundo ícone à direita inferior do painel. Vamos criar um novo frame com esse recurso. Com ele já selecionado, colamos o nosso boneco, e fazemos a seguinte alteração:

Esse quadriculado é a Grade(Ctrl+Alt+G), mencionado na coluna sobre Perspectiva visual. Deixando de lado esse assunto vamos voltar ao nosso personagem animado. Veja que alterei os braços através da famosa ferramenta secundária, que para quem não conhece, é aquele ponteiro branco ao lado do seletor. A boca também foi alterada, para criá-la basta utilizar a combinação de traçados, falaremos mais sobre ela futuramente. Agora, copiamos e colamos para o terceiro frame, onde iremos colocar o taco (ou clava!) nas mãos do nosso amigo.

No quarto frame repetimos a colagem do desenho anterior. Agora iremos colocar a bola subindo, para depois ele acertá-la, ou não...


Figura de exemplo para o frame nº4


Figura de exemplo para o frame nº5

Feito isso, iremos movimentar novamente os braços do boneco, no frame 06. Lembrando mais uma vez que sempre devemos copiar, colar, copiar, colar...


Figura de exemplo para o frame nº6


Figura de exemplo para o frame nº7

Para finalizar, aplicamos o nosso oitavo frame. Veja o desenho abaixo.

Depois disso, iremos alterar, no painel de frames, duas funções. Iremos modificar o valor de tempo do primeiro e do último frame para 150. Com isso, o início e o fim serão melhores vizualizados.

Depois disso, criamos uma fatia sobre o palco, com qualquer frame selecionado, e aplicamos a seguinte configuração (painel de otimização):

E o nosso resultado final pode ser baixado aqui e assistido logo abaixo:


Ps: pessoal, qualquer duvida é só comentar...

0 comentários: