sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Manutenção Preventiva


A manutenção de microcomputadores é um fator importante para o bom funcionamento de um sistema informatizado.
O principal procedimento na manutenção destes equipamentos é a localização dos fatores que afetam o funcionamento do sistema.

Na maioria das vezes são ocasionados por sujeira acumulada no equipamento devido a fatores externos ou mesmo pela utilização do equipamento, provocando mau contato em fios e conexões, ou mesmo impedindo que determinados mecanismos funcionem de maneira adequada. Para evitar estes problemas, o procedimento na maioria dos casos é a limpeza e se necessário, a lubrificação de determinados componentes.

É preciso ficar atento, pois na maioria das vezes que surgem problemas nos equipamentos, não existe a necessidade de substituição dos componentes, mas sim, uma boa limpeza. Vamos ver agora a maneira correta de trabalhar com cada dispositivo do computador.

Placas
Existem diversos tipos de placas em um microcomputador, mas devemos tomar cuidados semelhante com todas. Não utilizar solventes para a limpeza destas placas. Remover sujeira da placa com um pincel seco. Para a limpeza dos contatos da placa utilizar uma borracha dura. Tomar cuidado durante o processo de limpeza para não remover Jumpers da placa ou danificar os seus componentes.

Impressoras
No processo de manutenção e limpeza de uma impressora devemos ficar atentos aos fatores básicos, que não verificados, acabarão provocando mau funcionamento da impressora.

-Eliminar resíduos de papel que estejam nas partes internas
-Fazer a limpeza dos trilhos e carros da impressora
-Fazer a lubrificação dos trilhos e carros da mesma
-Limpar as placas internas e contatos
-Limpar a cabeça da impressora (impressora matricial)
-Limpar compartimento de descanso de cartuchos(jato de tinta)

Conexões
Neste caso, devemos fazer a limpeza utilizando o pincel seco. Caso haja oxidação (ferrugem) em contatos, utilizar um pouco de álcool no pincel e secar os contatos em seguida, com algodão ou estopa.>

Mouse
No caso dos mouses, é comum o acúmulo de sujeira nos roletes que fazem a movimentação do ponteiro do computador. Deve-se remover a esfera do mouse e abri-lo, limpar os roletes utilizando uma pinça. Caso a sujeira esteja muito grudada, utilizar algodão com um pouco de álcool.

Teclado
O acúmulo de pó e outros resíduos no interior do teclado provocam o mau funcionamento. Para solucionar e prevenir este tipo de problema , devemos remover a tampa do teclado com cuidado para não desmontar as teclas e limpar os contatos com algodão seco. >

Floppy Disk
O processo de limpeza de unidades de disco removível é um pouco mais complicada e delicada. Devemos remover a unidade de disco do gabinete do microcomputador. Em seguida, remover a tampa que protege a unidade de disco. Devemos verificar se não existe algum objeto no interior da unidade, objetos como molas, etiquetas, tampa de disquetes, etc, pois estes elementos podem se soltar e provocar danos a unidade. A limpeza deve ser feita, em primeiro lugar, no mecanismo de acionamento da unidade, rolos, engrenagens, molas, etc., e em seguida, a limpeza das cabeças de leitura e gravação. Esta limpeza deve ser feita utilizando algodão e pinça.

CD-ROM
No processo de limpeza de Unidades de disco óptico devemos seguir os seguintes passos: Remover a unidade de disco óptico do gabinete do microcomputador. Em seguida, remover a tampa que protege a unidade de disco. A limpeza deve ser feita, em primeiro lugar, no mecanismo de acionamento da unidade, tampas, bandeja, rolos, engrenagens, molas, etc., e em seguida, deve ser feita a limpeza da lente de leitura. Esta limpeza deve ser feita utilizando algodão e pinça, com muito cuidado para danificar a lente.

Fontes de Energia
As fontes costumam acumular grandes quantidades de poeira e outras sujeiras contidas no ar, pois o processo de refrigeração força a circulação de grandes quantidade de ar. Devemos remover a fonte do gabinete, e em seguida, remover a tampa que protege a fonte. Tome cuidado para não encostar nas partes internas da fonte pois esta pode conter energia acumulada. Elimine qualquer carga utilizando um fio terra. Remova sujeiras utilizando pincel, pinça e algodão seco.

Memórias
O pente de memória tem que ser manipulado de forma que seus chips não sejam tocados, para limpar os contatos dos pentes, usamos uma borracha para retirar algum acumulo de sujeira nos contatos, passando sobre os mesmos.

0 comentários: