quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Vetorizando Fotografias - Fireworks


Olá para todos! Nessa coluna iremos aprender a utilizar os recursos vetoriais para transformar a seguinte fotografia em um cartoon:

Lembrando que iremos apenas utilizar alguns traços da fotografia para criar um cartoon. A figura resultante não será totalmente idêntica a foto.

Tá legal, galera... Vamos agora abrir a nossa fotografia no Fireworks. Já aberta, nós iremos selecionar a ferramenta Ellipse Tool (2x U). E com essa ferramenta selecionada, iremos desenhar uma série de formas vetoriais sobre cada traço da imagem, como mostra a figura abaixo. Como podem notar, eu desenhei apenas as partes que iremos utilizar no nosso desenho.

Lembrem-se de que a elipse é a melhor forma vetorial para contornos de fotografias. Ela já vem com hastes habilitadas nos seus respectivos pontos, então torna mais fácil o trabalho de vetorização.

Nosso próximo passo será o famoso Ctrl+C. Então, agora que temos ele em nossa Área de Trânsferencia, nós iremos colar os vetores em um novo projeto de 500x415 (utilizaremos muito essas dimensões, não estranhem as repetições).

Nosso bicho já está na segunda fase de desenvolvimento. Agora, nós iremos selecionar, pressionando a tecla Shift, a parte de superior e a parte frontal do crânio do nosso cachorro. Agora iremos utilizar a seguinte combinação vetorial do nosso menu Modify.


O comando utilizado foi Modify / Combine Paths / Union

Agora, iremos enviar os dois para trás, com o comando do teclado Ctrl+Shift+Down.

Agora vamos colorir o nosso amigo. Como já temos selecionado o vetor da cabeça, iremos preenchê-lo com a cor #F0EEEC. Feito isso, nosso próximo preenchimento será no focinho do animal. Lembrando que o focinho não é aquele narigão, ok?

Vamos selecionar o focinho, e preencher com a cor #E1DDD9. As orelhas terão o preenchimento de #CCC6BF. Não pensem que esqueci do narigão do cachorro. Vamos preenchê-lo com a cor #000000 (preto) e adicionar o efeito de gradiente abaixo:


Notem que as cores são de #000000 a #999999

A elipse deve ser posicionada no centro do nariz do cachorro. =)

Agora, vamos desenhar os olhos do cachorro. Eu fiz ele meio com cara de emburrado, podemos fazer a espressão dele "a gosto". Os olhos têm o preenchimento.

Nosso último passo de vetorização é a de desabilitar todas as bordas dos vetores. Esse estilo de cartoon sem contorno já é bastante utilizado atualmente. Bom, temos apenas a cara do nosso cão. Faltam agora os detalhes. Com a Ellipe Tool novamente selecionada, iremos desenhar as três formas vetoriais. O exemplo segue a seguir.

O vetor maior (que se parece com um iglu) deve ser jogado para trás do documento, e o focinho enviamos para frente, para cobrir o espaço faltoso entre alguns traços que se encontram nas patas do cachorro. O nosso "iglu" preenchemos com a cor. Feito isso retiramos também os contornos dos vetores. Nosso resultado segue logo abaixo:

Agora o colocamos em algum cenário e nosso cartoon estará concluído. Clique aqui para ver o resultado em tamanho maior.

0 comentários: