quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Vetorizando uma imagem - no COREL X3



E aí pessoal, tudo bem?


Veremos aqui muitas técnicas e macetes, pra facilitar o dia-a-dia de quem lida com esta poderosa e complexa ferramenta. Esta nossa primeira matéria abordará desenho vetorial: como podemos desenhar com mais praticidade no Corel. Ressaltando que utilizaremos a terminologia correta para falarmos de desenho digital, ok? O que eu quero dizer é que não diremos em hipótese alguma frases como "clique naquele coiso que está coisado".

Os termos que utilizaremos hoje serão basicamente nós (ou pontos, para quem preferir) e controladores.

O CorelDRAW oferece uma vasta gama de ferramentas de desenho vetorial, entretanto esse programa não é dos mais simples. Faremos então, inicialmente, uma série de tutoriais com dicas de utilização dessas ferramentas, e a princípio usaremos a ferramenta Bézier. Então abra seu CorelDRAW pois já vamos começar.

1 - Abra um nova folha indo em FIle -> New (Arquivo -> Novo)

2 - Pegue aqui a imagem do patinho do Windows, que usaremos neste treino. Clique no link com o botão direito e dê um Save As (Salvar Destino Como)

3 - Voltando ao Corel, para importar a imagem do patinho dê um Arquivo -> Importar (File -> Import)

4 - Feito isso vá até a Caixa de Ferramentas (aquelas ferramentas que ficam à esquerda). No menu desdobrável Curva (esse menu fica na quarta ferramenta, de cima pra baixo, conforme a figura), pegue a ferramenta Bézier.

Muito bem, já temos o pato dentro do Corel e estamos com a ferramenta Bézier.

5 - Antes de começar nosso desenho vamos no menu View nos certificar de que todos os snaps (alinhamentos) estejam desmarcados, ou seja, sem aquele V ao lado. Desmarque também aquele item logo abaixo, Dynamic Guides (Guias Dinâmicas)

6 - Agora sim começaremos a usar, efetivamente, a ferramenta Bézier. Vá dando cliques secos (clique e solte, para depois mover o mouse) conforme fiz na figura abaixo.
Se quiser fazer exatamente como eu fiz é só seguir a imagem, criando um total de 14 pontos.

7 - Agora para fecharmos a forma clique novamente no primeiro ponto.

Pronto, temos um patinho poligonal, rs. Precisaremos agora transformar esses segmentos de reta em curvas, para que possamos moldar essa forma que criamos.

8 - A ferramenta que usaremos agora é a Shape Tool (Ferramenta Forma). Pegue-a e selecione todos os pontos que você desenhou. Faça uma seleção retangular, conforme a figura, assim você seleciona todos os pontos de uma vez.
Obs.: certifique-se que o seu desenho está selecionado, pois se ele não estiver você não conseguirá selecionar os pontos dele. Para selecioná-lo basta dar um clique no desenho. Com essa ferramenta Dê somente um clique para não adicionar mais pontos acidentalmente. Se preferir pode usar a seta branca ( Pick Tool / ferramenta Seleção) para isso.

9 - Agora vá naquele menu superior (o nome correto é Property Bar ou Barra de Propriedades) e clique no botão que transforma as linhas em curvas (Convert Line to Shape, ou Converter Linha em Curva)

Aparentemente não aconteceu nada na imagem, mas lembra-se daquela primeira imagem do nosso tutorial, lá em cima? Acabamos de colocar controladores iguais àqueles, um par em cada ponto.

10 - Agora começaremos a aperfeiçoar o desenho. Faça conforme a imagem: clique na linha (segmento da cabeça) e arraste-a para cima, para delienar a cabeça do pato.

Faça isso no pato inteiro. Guarde bem esse arquivo do Corel (File -> Save ou Arquivo -> Salvar), pois semana que vem daremos continuidade.

1 comentários:

Unknown disse...

ola!!
estou aprendendo a lhe dá com o corel.Por favor da a continuação!!

Obrigado.