sábado, 27 de setembro de 2008

Computador reiniciando sozinho, o que fazer???

Quando o computador reinicia após determinado tempo de uso, pode ser:
1. superaquecimento do processador, causado por falha na refrigeração. Troque o cooler por um mais potente e verifique se a CPU possui saída e entrada de ar desobstruídas.
2. vírus de computador e worms - Existem worms, como os populares Blaster e Sasser, que reiniciam o computador após um determinado tempo. Verifique o computador com um anti vírus e mantenha seu Windows atualizado.
3. o estabilizador? Acho que não. Se fosse ele, o reinício poderia ser a qualquer momento, em 1 minuto ou em 1 hora...
4. disco rígido? Talvez. Se está defeituoso, quando o Windows tenta gravar dados em setores defeituosos, pode ser que ele trave, e a sua configuração do Windows manda ele reiniciar automaticamente em caso de falha...
5. pente de memória? Talvez, pelos mesmos motivos do disco rígido.
6. o sistema operacional? Arquivos corrompidos ou deletados...
7. processador com overclock? Diversos modelos, em especial da AMD aceita a elevação do clock... Pare com isto, e veja se continua travando...
8. aceleradora de vídeo com problemas? Ao executar um vídeo o micro reinicia... Superaquecimento ou driver incorreto.
9. poeira nos contatos? Criando pequenos curtos no circuito... Limpeza é necessária.
10. grande quantidade de componentes que estão em uma fonte sub dimensionada. Troque a fonte.

Procedimentos para descobrir e solucionar o erro:
* desative o reinício automático - Win+Pause, Avançado, Opções de inicialização, desmarque para 'reiniciar automaticamente em caso de falha'.
* se aparece erro como 'despejo de memória física', é o pente de memória.
* recomendo o uso de um pente de memória de cada vez. Se houver mais de um, procure usar pentes de mesma capacidade e mesmo fabricante, porque assim evita-se a incompatibilidade. Teste o computador com um pente de cada vez. Se travar, este pente está defeituoso. O uso de pentes de memória de capacidades diferentes provoca um trabalho excessivo do gerenciador de memória, porque são células com capacidades diferentes que deverão ser escritas/lidas no mesmo espaço de tempo, podendo causar colapso no gerenciador de memória, e consequente reinício do computador.
* se aparece erro como 'irq not less or equal' é configuração de algum periférico, como placa aceleradora de vídeo por exemplo.
* se aparece erro como 'Inaccessible Boot Device', seu disco rígido está com problemas, e precisa ser substituído.
* setores defeituosos no disco rígido podem ter sido escritos com arquivos do sistema, e no momento da leitura, o micro trava ou reinicia.
* se a cada momento aparece uma mensagem diferente, verifique a temperatura do processador, dentro do seu SETUP, pois tem 90% de chances de ser superaquecimento.
* se você suspeita de superaquecimento, abra o gabinete, e verifique se ocorre o problema. Se sim, pode ser que o cooler do processador esteja parado por causa de poeira ou cabos flat, ou está abaixo da rotação nominal, e precise ser trocado.
* se a falta de arquivos do sistema é a causa do reinício, sendo XP ou 2000, use o CD de instalação com a opção Reparar. Arquivos danificados ou faltantes serão copiados novamente. Sendo 9x, reinstale na mesma pasta que já está instalado o seu sistema operacional atual.
* processadores em overclock podem travar e reiniciar o computador, em especial pelo superaquecimento causado. Desative o overclock e verifique se o problema persiste.
* verifique a fonte. Normalmente o ventilador da fonte trava, por causa da poeira, e por causa disto ocorre superaquecimento, que acaba afetando toda a CPU.
* verifique a fonte. A voltagem que ela está oferecendo está estabilizada e correta? Você usa o pino terra ou descarta ele com um benjamim? O aterramento está correto e operacional? Aprenda a fazer um aterramento correto - http://www.babooforum.com.br/idealbb/view.asp?topicID=235390 e leve a fonte para um eletricista verificar a tensão em cada um dos 16/24 fios dela.
* a aceleradora de vídeo possui um cooler próprio, que não deve estar operando adequadamente. Verifique.
* a aceleradora de vídeo está com drivers incorretos. Atualize pelo site do fabricante para a última versão disponível.
* a limpeza periódica da CPU (1 vez por ano) para a retirada de poeira e partículas dos contatos pode evitar problemas de reinício ou travamento do sistema operacional.
* a sujeira acumulada dentro da CPU pode ser o sintoma de outro problema: disposição ruim das placas e cabos internamente. Peça para um técnico fazer o reposicionamento interno das placas de expansão e também prender todos os flats (existem pontos no gabinete que foram feitos para isto) e cabos de energia que estão 'soltos' dentro da CPU.
* defeito de fabricação no processador é muito raro, mas possível. Volte à loja em que você adquiriu a máquina e exija seus direitos de consumidor, solicitando a troca do componente por outro igual.
* cada componente do computador posui uma taxa de consumo em Watts. A adição indiscriminada de componentes (gravador de DVD, CD, drive de CD, aceleradora de vídeo, placa de rede, dispositivos USB - que precisam de energia, como pen drive e MP3 players) pode estrangular a capacidade da sua fonte de energia. Se a soma de todos os componentes é igual ou superior a 60% da capacidade da fonte, você pode ter problemas. E lembre-se, mesmo que o drive de CD está sem nada em execução, ele continua consumindo energia.
* pode ser vírus de computador ou trojans ou worms. Faça uma verificação nele com algum anti vírus (exemplos, AVG, AVAST, NOD32, Norton Anti Vírus, Trend, Kaspersky, ou versões online destes últimos, como o http://housecall.trendmicro.com ou http://www.kaspersky.com). Para os spywares e trojans, o Kaspersky on line faz a varredura também, assim como o http://www.trojanscam.com e o SpyBOT 1.4, Windows Defender, etc.)

0 comentários: