quinta-feira, 18 de setembro de 2008

DELPHI 6.0 --- Conhecendo as ferramentas

Hoje o delphi e muito ultilizado pelos programadores...
aqui vamos apresentar algumas das varias ferramentas do delphi, esperamos que seja de ajuda para vocês...

Conhecendo o Delphi.

Para que você possa iniciar o Delphi, vá no menu INICIAR => PROGRAMAS => BORLAND DELPHI 6 => DELPHI 6, e click com o botão esquerdo do mouse.

Abrindo o Delphi

Após executar esta rotina no Windows, o Delphi será aberto apresentando o seguinte Ambiente de Desenvolvimento composto por 5 janelas, onde todas estarão abrindo automaticamente.

>IDE DELPHI

Conhecendo cada Janela.

1.0 - Janela Principal - A Janela Principal é o próprio Delphi, se fecharmos, estaremos fechando todo o Delphi. Esta janela é composta basicamente pelo Menu e mais duas áreas distintas, o SpeedBar (Barra de Acesso Rápido) e a Component Palette (Paleta de Componentes).

JANELA PRINCIPAL

1.1 - SpeedBar ("Barra de Acesso Rápido") foi o nome dado pela Borland à barra de ferramentas com atalhos para os procedimentos comumente executados durante a fase de desenvolvimento de um projeto. São Eles:
- New - Abre uma caixa de diálogo que permite selecionar o tipo de objeto a ser criado (Novo Aplicativo, Formulário, DLL, Relatórios, entre outros). Equivale ao menu FILE => NEW => OTHER.
- Open - Abre uma Unit, Form, Projeto ou Parckege. Equivale ao menu FILE => OPEN
- Save - Salva a Unit/Form atual, equivale ao menu FILE => SAVE
- Sava All - Salva todas as Units/Forms abertos que sofreram alterações, equivale ao menu FILE => SAVE ALL ou as teclas SHIFT+CTRL+S
- Add Project - Abre um arquivo de projeto (*.dpr - Delphi Project), Equivale ao menu FILE => OPEN PROJECT ou as teclas CTRL+F11.
- Add File To Project - Acrescenta um arquivo já existente ao projeto atual, equivale ao menu PROJECT => ADD TO PROJECT ou as teclas SHIFT+F11.
- Remove File To Project - Remove um arquivo do projeto. O arquivo não será removido do disco, apenas deixará de fazer parte do projeto, equivale ao menu PROJECT => REMOVE FROM PROJECT.
- Help Contents - Aciona o Help do Delphi, equivale ao menu HELP => DELPHI HELP.
- View Unit - Permite escolher uma Unit do projeto para ser exibida, equivale ao menu VIEW => UNITS ou as teclas CRTL+F12
- View Form - Permite escolher um Form do projeto para ser exibido, equivale ao menu VIEW => FORMS ou as teclas SHIFT+F12.
- Toggle Form/Unit - Permite alterar entre um Form e sua respectiva Unit, equivalente ao menu VIEW => TOGGLE FORM/UNIT ou a tecla F11.
- New Form - Adiciona um novo Form ao projeto, equivalente ao menu FILE => NEW FORM
- Run - Executa a aplicação, compilando-a se necessário, equivale ao menu RUN => RUN ou a tecla de função F9.
- Pause - Suspende a execução do programa, equivale ao menu RUM => PAUSE PROGRAM.
- Trace Into - Executa o programa passo a passo, linha a linha, dentro da rotina que for invocado e dentro de todas as rotinas que forem acessadas posteriormente, equivale ao menu RUN => TRACE INTO ou a tecla de função F7.
- Step Over - Semelhante ao Trace Into, porém a execução passo a passo ocorrerá somente dentro da rotina que for invocado, equivale ao menu RUN => STEP OVER ou a tecla de função F8.

Speed Bar

1.2 - Component Palette (Paleta de Componentes)
Cada ícone da Paleta refere-se a um componente, quando colocado em um Form, executa determinada tarefa: por exemplo, um TLabel mostra um texto estático, e um TEdit é uma caixa de edição que permite mostrar e alterar dados. A paleta de componentes tem diversas Guias, nas quais os componentes são agrupados por funcionalidade.
Outras Guias podem ser criadas com a instalação de componentes de terceiros (Isso estaremos estudando no decorrer de nossas matérias). Estas Guias eu não estarei mostrando uma a uma, por isso peço para que você dê uma olhada em todas elas para que possa se familiarizar com o nome de todos os componentes.

Paleta de componentes

2.0 - Formulário de Criação de Aplicativos (Form).
Cada aplicativo criado em Delphi é chamado de projeto e pode ser formado por um ou mais formulários (Janelas), ou ainda em casos especiais não possuírem Janela alguma (Console Application).
É sobre estes formulários que serão colocados os componentes para a criação da interface do aplicativo.

Form - Formulário de Programação gráfica

3.0 - Unit (Editor de Código-Fonte).
Todo formulário possui um arquivo de programa fonte correspondente, chamado Unit, que pode ser visualizado no editor de código (Code-Editor).
A janela da UNIT pode ser acessada clicando no botão TOGGLE FORM/UNIT da SpeedBar ou na tecla de função F12 caso o formulário esteja selecionado, colocando assim a UNIT em evidência.
A Unit é intimamente ligada ao Formulário (FORM) quando se adiciona um componente no Form, o Delphi inclui na Unit deste Form o código referente a inclusão do mesmo.

4.0 - Object TreeView (Objeto Visualização de Árvore).
Esta Janela mostra o relacionamento entre os componentes que são colocados no Form.

Object TreeView

Object Inspector (Propriedade e Eventos).
O Objector Inspetor é responsável por permitir a modificação das propriedades dos componentes/objetos de forma visual, durante o projeto (Designer Time).
Será sempre nele que estaremos selecionando e alterando propriedades dos componentes em uso, como por exemplo: Cor, Fonte, Tamanho, Posição etc. Lembrando-se que a Guia PROPRIETIES tem que estar selecionada.

Nota-se que há duas guias nesta Janela, a Proprieties e a Events, na Guia Events, estaremos adicionando comportamentos em eventos de um certo componente, por exemplo, quando clicamos no botão fechar da janela do Windows, estamos efetuando o Evento OnClose para o Delphi, ao executar este evento, podemos adicionar um certo comportamento, como por exemplo aparecer uma caixa de dialogo perguntando se realmente deseja encerrar o aplicativo.


Matéria reservada pelas leis do Copyright © 2004

Ps: Esse é a versão 6, já exitem outras versões superiores a essa, mas suas ferrentas são as mesmas.

0 comentários: